Nova seção no blog: Arquitetura! Hoje: Ideias para escritórios

Segunda-feira teve crítica do filme Kingsman: Serviço Secreto aqui no blog, e  eu reparei – como sempre – na direção de arte muito bem realizada. O que me chamou bastante a atenção foi o escritório do personagem Harry Hart (Colin Firth), que decorou as paredes com manchetes de jornais – e ficou bem interessante!

escritório kingsman

Ele diz no filme que as capas de jornais são dos dias em que ele esteve em missões.

kingsman office harry

Daí tive a ideia de fazer uma nova coluna aqui no blog com a ajuda do meu pai, que é arquiteto, voltada para arquitetura e decoração! E hoje vamos falar justamente de escritórios.

Espaço
A primeira coisa que devemos pensar ao montar um escritório é  o espaço disponível: se é pequeno ou grande, qual o tamanho essencial para suas necessidades, etc. É importante pensar na mobilidade dentro do lugar, se você e seu cliente podem se movimentar bem, se não é muito apertado.
 escritórios 1
Luminosidade
A luminosidade também influencia no espaço. Atualmente a luz natural está em alta, por ser ecologicamente correta e dar um ar mais confortável. Por isso, deve-se prestar atenção de que lado está a janela. No Rio de Janeiro, por exemplo, se a janela está virada pro norte = sol o dia inteiro = calor = gasto com ar condicionado. Nesse caso é bom protegê-la dos raios solares.
luminosidade
Cores

Escolher a cor certa para cada atividade é essencial. Cores claras aumentam o tamanho do espaço, e as escuras diminuem. Atualmente as cores mais usadas são as neutras: café, cinza, areia, além de painéis de madeira.  Pode-se também pintar uma parede de cor diferente do resto, de acordo com cliente ou motivo do escritório, fica bem legal. Dica: cores alegres trazem energia positiva.

escritórios 2

Móveis
A posição da sua mesa é importante. Quando o cliente entrar no escritório, o ideal é que ele a veja de cara. Se o espaço tiver vista de fundo, a mesa deve ficar de costas pra janela. Se não, pode-se colocar um painel neutro com retratos, quadros, ou livros que remetam ao assunto do escritório. Agora, se a mesa for colocada ao lado da janela, você deve prestar atenção se for destro ou canhoto. A luz tem que vir do outro lado, senão você mesmo acaba fazendo sombra – e aí fica escuro.
Objetos retrô e poltronas estilizadas estão na moda, mas tome cuidado pra não ficar over. Dica: para espaços pequenos, prefira mesas transparentes para dar a sensação de um espaço maior.
Tudo é possível desde que seja feito com harmonia entre: Cores + luz + objetos.
Por fim, tenha sempre em mente: um escritório bem organizado e confortável transmite confiança, o que é essencial!