Moda

O que rolou no Rio Moda Discute Internacional 2015 – Primeiro dia

Semana passada, entre os dias 24, 25 e 26 de agosto, o Instituto Rio Moda promoveu o Rio Moda Discute Internacional , cujo tema do ano era “O Esporte que você veste“. O evento contou com diversas atividades, entre elas talk shows e workshops. Os talk shows ocorreram no Espaço Miranda, na Lagoa, e pude comparecer à dois deles (dias 24 e 26). No geral, falou-se sobre a relação entre a moda e o esporte, que estão cada vez mais interligados, com um se apropriando do outro.

Rio moda discute 2015

No primeiro dia foi discutida a influência do design entre o esporte e a moda, e o talk show contou com a presença de Rob Lee, vice-presidente criativo da Adidas, Gabriel Oliveira, diretor de arte da Farm, e Vitorino Campos, estilista da Animale e de sua marca própria. A mediadora foi Maria Prata, ex editora de moda nas revistas Vogue e Elle Brasil, jornalista e apresentadora do Globo News. Vou resumir pra vocês um pouquinho do que cada um falou:

Rob Lee – Adidas

Rob falou bastante sobre a apropriação dos sapatos esportivos pelas pessoas nas ruas, que começou com os tênis de basquete Superstar – agora fenômeno de vendas com a parceria com Pharrell. Além disso, falou de outras parcerias, como com o estilista japonês Yohji Yamamoto no tênis Y-3, Kanye West e Stella Mccartney. Ainda, Rob abordou a visão de sustentabilidade da Adidas, que procura utilizar tecnologias sustentáveis e até produziu tênis com plásticos reciclados retirados dos oceanos. Ainda, Rob comentou sobre a wearable technology, que é a tecnologia que pode ser vestida, como os tecidos que possuem um lado funcional por dentro, com a tecnologia, e outro por fora, com a estética.

Uma novidade: a Adidas fez recentemente uma parceria de uma linha fitness com a Salinas, que chega em novembro!

parcerias adidas

Gabriel Oliveira – Diretor de Arte da FARM

Gabriel contou um pouco sobre o processo de criação da parceria Adidas + Farm. Ele disse que sua primeira inspiração foi o surfwear, e depois misturou com a diversidade da Farm. Sua principal questão era saber como as estampas da Farm se comportariam num produto já estabelecido no mercado, que é o caso da Adidas.

Adidas + Farm já estão na quinta parceria, que ainda não foi lançada! Pra essa coleção, Gabriel e sua equipe buscaram inspiração na Amazônia, com estampas gráficas inspiradas em pinturas feitas por índios, na busca de algo genuíno que afirmasse o Brasil.

farm e adidas1

Vitorino Campos – Estilista

Vitorino falou sobre sua coleção de Outono/Inverno 2015, inspirada em uma cena do filme A Liberdade é Azul, onde a personagem de Juliette Binoche nada a noite em uma piscina. As cores do desfile eram basicamente o preto e o azul, que compunham a cena. As inspirações para as peças vieram do mundo da natação, com modelagens feitas em cima de roupões de banho, releituras de óculos de natação e maiôs. As estampas foram desenhadas para dar a ideia de movimento da água da piscina, e também havia estampas com inspiração em icebergs, representando a água gelada. O mood do desfile também remetia às piscinas: o piso era todo revestido em pastilhas e a iluminação em tons de azul.

vitorino campos inverno 2015

Achei o talk show bem interessante e gostei muito de saber mais sobre essa proximidade entre o esporte e a moda, que vejo todos os dias pelas ruas. Depois sai o post sobre o outro dia que eu fui!

Ah, já fiz um post sobre como aderir à tendência sporty chic, você pode ler aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.