Dicas de Paraty!

Paraty é uma cidade histórica no litoral sul do estado do Rio de Janeiro, sendo destino turistas brasileiros e estrangeiros. Considerada Patrimônio Histórico Nacional, ela foi de grande importância no século XVIII por escoar a produção de ouro e pedras preciosas de Minas Gerais. É uma cidade incrível! Hoje trouxe algumas dicas para você curtir essa cidade charmosa.

O centro histórico

Paraty tem o centro histórico mais fofo da vida! Ele foi construído no estilo colonial e está bem conservado. Lá a gente encontra muitas lojinhas de artesanato, restaurantes, bares, de tudo um pouco. E podemos andar tranquilamente nas ruas, já que o trânsito de carros é proibido.

Recomendo levar um tênis para andar nas ruas de pedras “pés-de-moleque”, que são grandes e irregulares (quem já foi a Tiradentes ou Ouro Preto já sabe como é). Salto nem pensar! haha

Ah, e como é uma cidade com muita vegetação natural, Paraty tem muitos insetos. Esteja preparado com um repelente na bolsa!

No entorno da praça da Igreja da Matriz há vários bares e restaurantes para curtir de dia e de noite. Se você gosta de cachaça, aproveita e pede o drink Jorge Amado, feito com a cachaça Gabriela (que leva cravo e canela e é produzida na região). Delícia!

Praias

Muitas praias de Paraty só têm acesso de barco, e algumas são possíveis chegar de carro. A cidade possui inúmeras ilhas, e dá pra visitar no passeio de escuna. Super recomendo! Já fiz o passeio duas vezes e é realmente lindo. Há várias agências de turismo na cidade que oferecem o passeio de 5 horas. O preço gira em torno de 50-60 reais por pessoa, fora os gastos com alimentação. São normalmente 4 paradas de 20 a 40 minutos, e dá pra aproveitar bastante!

Minha dica é pesquisar um pouco antes de escolher qual passeio fazer por causa da variação de preços. Para o barco, recomendo levar alguma roupa quentinha pra colocar por cima da roupa de banho, porque no mar venta! Ah, e um dinheirinho para o almoço.

Acomodação

Paraty tem muitas pousadas lindas! Recomendo ficar próximo ao Centro Histórico, que aí é mais fácil para você se locomover pela cidade. Já fiquei na Pousada do Ouro e na Pousada Arte Urquijo. Gostei mais da segunda, que é menorzinha e o café da manhã era maravilhoso, apesar de as duas serem deliciosas!

A cidade da cachaça

Paraty é conhecida também pela sua produção de cachaça. Nas agências de turismo da cidade há também opções de passeios de jipe visitando os alambiques e as cachoeiras. Visitei o alambique Pedra Branca, que produz a cachaça Gabriela. Os principais alambiques são abertos à visitação, e tem degustação!

Paraty é uma cidade linda, super aconchegante e charmosa que vale muito a visita!