Viagem

O que fazer em Ottawa

Ottawa é a capital do Canadá (muita gente pensa que é Toronto), e tem cerca de 800 mil habitantes. Ela fica na parte leste da província de Ontario, fazendo fronteira com a cidade de Gatineau, em Québec. Como ela fica a menos de 200km de Montreal, foi um passeio de um dia que fiz três vezes durante meu intercâmbio.

Fui a Ottawa em três estações diferentes (outono, inverno e primafera) e cada vez parecia uma cidade distinta. Incrível!

Atrações

Parliament Hill

A principal atração de Ottawa é o Parliament Hill, o parlamento canadense. Tem um tour guiado gratuito pelo prédio principal, que abriga o Senado, a Casa dos Comuns (House of Commons) e a Biblioteca do Parlamento.

Parliament Hill visto do Museu Canadense de História, em Gatineau.

Biblioteca do Parlamento

Na frente do parlamento há um monumento aos 100 anos da Confederação Canadense, a Chama do Centenário (Centennial Flame, em inglês, e Flamme du Centenaire, em francês). Essa chama fica dentro de uma fonte, que não congela durante o inverno por conta do calor do fogo.

Centennial Flame durante o outono.

Rideau Hall

Rideau Hall é a residência oficial do Governador-geral do Canadá, que é o representante da rainha Elizabeth no Canadá, e não o Primeiro Ministro. Pra quem não sabe, a rainha Elizabeth do Reino Unido também é rainha do Canadá!

É possível visitar o prédio em uma visita gratuita agendada previamente. Os jardins do Rideu Hall são famosos porque nomes importantes plantaram árvores lá – por exemplo, a rainha Elizabeth. Recomendo o passeio no outono, quando cada árvore fica de uma cor diferente!

Árvore plantada pela Rainha Elizabeth.

Museu Canadense de História

Antes Museu das Civilizações, o Museu Canadense de História fica em Gatineau, no Québec, mas muito pertinho de Ottawa. É o museu mais visitado do país, e conta a história do Canadá. A admissão é de 20 dólares canadenses (CAD), mas eles têm preços especiais para crianças, idosos e grupos. Vale muito a pena ir, é um museu muito instrutivo e interessante sobre a história canadense.

Tótens dos nativos canadenses.

Rideau Canal

O Canal Rideau corta Ottawa e é uma das principais atrações da cidade e Patrimônio Mundial da UNESCO. No inverno ele congela e é usado para patinação – é a maior pista de patinação natural do mundo! Na primavera, mais especificamente em maio, o canal é um dos lugares onde acontece o Canadian Tulip Festival, que esse ano celebrou sua 65ª edição.

A história das tulipas no Canadá é muito interessante: durante a Segunda Guerra Mundial, a família real holandesa foi para o Canadá para se refugiar da guerra. Além disso, as tropas canadenses lutaram em defesa da Holanda na guerra. Em agradecimento, a família real deu 100 mil bulbos de tulipas, que em 1953 deram origem ao primeiro Festival Canadense de Tulipas. Desde então, todo ano a Holanda manda para o Canadá 20 mil bulbos de tulipas e o Festival acontece por toda a cidade. Tive a oportunidade de ver o festival, e fiquei encantada!

Tulipas nos jardins do Parlamento.

Essas foram as atrações que visitei na cidade, mas ela tem muitos outros lugares pra ir! Pra mais informações, o site de turismo de Ottawa é bastante completo.