O que fazer em Ouro Preto, Minas Gerais

Ouro Preto é mais uma cidade histórica mineira muito gostosa de visitar. A energia por lá é única, já que foi palco de muitos acontecimentos – entre eles a Inconfidência Mineira. Antes chamada de Vila Rica, Ouro Preto é uma das cidades do Ciclo do Ouro no Brasil, tendo sido muito rica no século XVIII. Além disso tudo, ela é uma das cidades consideradas Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Devo dizer que é bem cansativo andar por lá, já que a cidade possui muitas ladeiras. Então estejam preparados para andar bastante nas ruas de pedras! Bem, se você quer saber mais sobre o que fazer em Ouro Preto, continue lendo:

Visitar as igrejas

Assim como Tiradentes (tem post aqui), Ouro Preto também é repleta de igrejas históricas ricas em detalhes e em ouro e com arquitetura nos estilso barroco e rococó. Há muitas esculturas de Aleijadinho, um dos mais célebres escultores brasileiros. Vale visitar a Igreja de São Francisco de Assis, Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Matriz de Nossa Senhora da Conceição (onde está o túmulo de Aleijadinho) e a Matriz de Nossa Senhora do Pilar. Algumas igrejas cobram a visita (nada muito caro), e nenhuma abre para visitas às segundas-feiras.

Visitar os museus

Museu da Inconfidência

O principal museu de Ouro Preto é o Museu da Inconfidência (antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica), que fica na praça central da cidade, a Praça Tiradentes. O museu conta com peças relacionadas à vida da população nos séculos XVIII e XIX, entre elas roupas, acessórios e objetos de uso pessoal. Há também obras de Aleijadinho e outros artistas da época, além de documentos que contam a história da Inconfidência Mineira. Visitação: de terça a domingo, das 10 às 18h. Preços: 10 reais a inteira, 5 a meia-entrada.

Museu da Mineralogia

O Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas foi fundado em 1877 como Museu da Mineralogia, e possui uma coleção enorme de pedras. Ele pertence à Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), e possui áreas reservadas à pesquisa. Além das pedras, o museu possui os acervos de História Natural, Metalurgia, Mineração, Siderurgia, Topografia e Astronomia. Já fui lá duas vezes e é bem legal! Visitação: de terça a domingo, das 12h às 17h.

Museu do Aleijadinho

O Museu do Aleijadinho fica em um circuito que abrange a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, Igreja de São Francisco de Assis e Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões.  Visitação: somente a Igreja de São Francisco encontra-se aberta, e os horários vão de terça a domingo de 8h30 às 12h e de 13h30 às 17h. Preço: 10 reais.

Passear de trem

Em Ouro Preto há o passeio de trem à Mariana, cidade vizinha e também histórica que foi a primeira capital de Mina Gerais. O passeio é belíssimo e é realizado pela empresa Vale. As tarifas e horários você confere no site.

Mariana

Entrar nas minas de ouro

Ouro Preto tem esse nome não é à toa, a cidade foi um dos principais pólos de exploração de ouro no Brasil. Algumas minas por lá são abertas para visita guiada, entre elas a Mina do Chico Rei, Mina Jejê, Mina de Santa Rita, entre outras. Um passeio super interessante!

Fazer compras

Porque viajar sem fazer compras não tem graça né? haha Brincadeiras à parte, Ouro Preto possui diversas lojas de artesanato mineiro, além de lojas de pedras preciosas e joias. A feira do Largo de Coimbra fica ao lado da Igreja de São Francisco e é onde podemos encontrar uma variedade enorme de produtos em pedra sabão. Pra quem gosta da gastronomia mineira, há diversas lojas que vendem doces, cachaças, queijos e muito mais. As ruas Direita e Claudio Manoel se encontram na Praça Tiradentes e são super movimentadas e cheias de lojas. Além disso, há na cidade diversos ateliers de artistas locais.

Carnaval

Ouro Preto concentra muitos universitários por causa da (UFOP) e o Carnaval na cidade é disputado e animadíssimo. Se você gosta de um Carnaval agitado, esse é o lugar!

Ouro Preto é uma cidade onde a gente se sente em outro tempo, e ficamos maravilhados com a beleza da arquitetura local. Espero que tenham gostado do post, qualquer dúvida ou sugestão, comenta aí. 🙂 Beijos

(Visited 17 times, 1 visits today)