Lifestyle

Como fazer um bullet journal

Bullet journal, ou bujo como é carinhosamente chamada, é uma técina de organização de ideias e tarefas em listas. Ela foi criada pelo designer Ryder Carroll e disseminada no mundo em 2016 (leia-se virou modinha). Eu, que não resisto a uma modinha, adoro fazer listas, amo organização e sou a louca da papelaria (e da farmácia também, mas isso não vem ao caso agora), comecei 2017 fazendo o meu.

Ryder fez um site pra ensinar a técnica e compartilhar tudo sobre o bullet journal, e é bem simples. E tem esse vídeo no youtube ensinando a fazer (com legenda em português):

 

No começo fiquei perdida e pensando em como fazer o meu, qual seria a melhor maneira de fazer dar certo. Depois de muito pesquisar no Pinterest (o que seria de mim sem você, dear?), fiz uma tentativa que por enquanto está dando certo.

Legenda

Como já tinha feito umas listas no meu caderno novo, comecei depois delas e fiz a página da legenda. Ela é muito importante pra você entender os códigos que for utilizar (às vezes a gente esquece o que é cada coisa!).

Índice

O índice é pra você saber exatamente onde escreveu suas listas e agenda, e o meu fiz assim:

Numeração de páginas

É importante também numerar as páginas, pra você poder fazer o índice e se organizar melhor. Não precisa numerar todas de uma vez, vá fazendo isso à medida que for preenchendo as páginas.

Calendário / Agenda

O bullet journal também funciona como agenda. Fiz a forma como Ryder ensinou, com uma página com as datas do mês, onde você vai anotar as datas importantes, aniversários, etc.

E na outra página fiz uma agenda semanal. Primeiro dividi tudo por dias, mas achei que ficou apertado e depois deixei a semana inteira lá. Reparem na minha super rotina de dona de casa haha

Ryder ensina a fazer a agenda diária, que eu acho legal, já que a ideia do bujo também é anotar o que você fez durante o dia, como um diário mesmo. Como ainda estou me adaptando e experimentando, vou vendo como vai ficar melhor pra mim.

Tracking

Tracking é o registro de suas atividades. Você pode fazer vários esqueminhas, por exemplo de quanto de água bebeu durante o dia, quantas vezes foi à academia na semana. Por enquanto fiz dois esqueminhas: água nas plantas (não posso esquecer, senão as coitadinhas morrem!) e dias que fui à academia.

Listas

Além de agenda e diário, o bullet journal também pode reunir suas listas de vida, de coisas que quer fazer durante o mês, o ano, etc. Então aí vão algumas dicas:

Filmes para assistir

Metas para o ano

Séries para terminar

Listas de compras

Wishlist (lista de desejos)

Livros para ler

Vinhos para provar

É basicamente isso! Se quiser ver mais, tenho uma pasta no Pinterest com muitas inspirações!É importante você escrever frases curtas, pra facilitar não só a escrita das listas mas também para melhor visualização. Agora é só escolher seu caderno e ir experimentando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.