Viagem

Dicas de Montréal

Quem me conhece sabe que fiz intercâmbio pro Canadá e foi a melhor experiência da minha vida. O Canadá não é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros, mas lá tem lugares lindíssimos pra conhecer. O povo é super educado e gentil, e vale muito a pena ir, seja a passeio ou pra fazer intercâmbio! Guardo muitas e muitas lembranças maravilhosas daquela terra gelada que pode ser bem quente também. Visitei algumas cidades por lá, e vou começar pela mais linda de todas: Montréal! Minha cidade do coração.

Sobre Montréal

Alguns dados: Montreal fica na província de Québec, a francesa, e a cidade é uma ilha no Rio Saint Laurent. Com uma população de cerca de 1 milhão e 700 mil habitantes, é a segunda maior cidade do Canadá. As estações são bem definidas durante o ano, e, apesar de o inverno rigoroso, no verão as temperaturas sobem e passam dos 30 graus.

Aí você pensa: tá, mas o que tem pra fazer lá? Tudo! Montréal é uma cidade super plural, cheia de bares, restaurantes, parques, festivais, eventos de inverno, jogos de hockey, etc. Lá você encontra gente de todo tipo, de todos os cantos do mundo. É simplesmente maravilhosa a atmosfera da cidade! Mas vamos para as dicas que se eu ficar aqui falando de Montréal não vou parar mais! Primeiro os pontos turísticos:

Parque Mont Royal

Subir o Mont Royal. Mont-Royal é o monte que deu o nome à cidade, e tem uma vista linda lá de cima. Na verdade é um parque que tem várias “trilhas” – que tá mais pra caminhos, porque são calçados – e, além de poder fazer atividades físicas, tem o observatório lá no topo. Eu subi várias vezes e mesmo chegando morta lá em cima depois de subir um monte de escadas num frio de -10ºC não me arrependi nem um pouco.

mont royal vista da cidade

Vista da cidade no outono

Subida das escadas para o Observatório do parque pela Avenue des Pins, próximo à Rue Peel.

observatoire mont royal
Observatório do Parc Mont Royal

Monumento a Sir George-Étienne Cartier, político importante da cidade. O monumento fica na Avenue du Parc, e aos domingos de maio a setembro ocorrem os Tam-tams du Mont-Royal, uma festa de percussão e muita dança!

Basílica de Notre-Dame de Montréal

Ir na Basílica de Notre-Dame de Montréal. É a igreja mais linda que eu já fui! Para a visita tem uma espécie de show que apresenta a história da Basílica, bem legal! A visita é paga, a não ser que você queira assistir a uma missa. hehe Mais informações no site deles.

Vieux Port de Montréal

Visitar o Vieux Port/Old Port. Minha parte preferida da cidade! É a parte antiga, onde Montréal começou a existir. Lá tem – além do porto – restaurantes, bares, cinema, museus, o Hôtel de Ville (prefeitura), o Marché Bonsecours, enfim, muita coisa legal pra conhecer!

Marché Bonsecours, antigo mercado público de Montréal, datado de 1847.

Hôtel de Ville de Montréal, a prefeitura.

Vieux Port na primavera, delícia de passeio!

Poutines do La Banquise

Comer no La Banquise. Apesar de ser um restaurante, é um ponto turístico por ser especializado no prato tradicional da região: poutine! Que nada mais é do que batata frita com um molho meio barbecue e pedaços de queijo. É gorduroso? É! Mas é uma delícia e tem pra todos os gostos.

Muitos museus!

Visitar os museus! Montréal tem uma variedade enorme de museus pra quem gosta de um passeio mais cultural. Tem o de Fine Arts (Beaux Arts), o de história da cidade, o de arqueologia, o do meio-ambiente (Biosphère), e muito mais.

Bem, é isso gente! Depois vou postar mais dicas de Montréal, e das outras cidades que visitei também! Espero que gostem.

0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.