Sobre autoestima: cuide da sua!
Desde pequena eu era muito tímida e minha autoestima era péssima, o que me colocou em situações chatas pela vida. Durante um período fiz terapia, o que me ajudou muito a me libertar da timidez e a me enxergar como eu sou. Antes eu era insegura, fechada, chegava nas festinhas infantis e ficava agarrada nas pernas dos meus pais. Fui crescendo e isso foi mudando, mas só mesmo com a terapia que consegui melhorar. Minha terapeuta falava muito em assertividade, em você saber se posicionar e tomar decisões ao invés de ficar em cima do muro. E essa é uma característica de pessoas que tem uma boa autoestima, que sabem se valorizar e valorizar suas escolhas, mesmo que não estejam certas.

Nos dias de hoje, com as ditaduras de moda, consumismo, magreza e até a mais recente febre fitness, fica difícil as pessoas – tanto homens quanto mulheres – se aceitarem. Assim, acabam desenvolvendo transtornos alimentares e psicológicos, fazendo mil cirurgias plásticas, etc. Não digo que a gente tem que se aceitar como é e viver assim. Temos que aprender a gostar de nós mesmos e, se não gostarmos de alguma coisa, trabalhamos para mudar – claro que sem excessos.
Ninguém é melhor nem pior do que ninguém, apenas diferente. É difícil não nos compararmos às outras pessoas, mas cada um tem suas qualidades e defeitos, e é importante saber conviver com isso para que a gente aprenda a se gostar. Falei em um post sobre relacionamento da confiança que temos que ter no parceiro para o relacionamento funcionar. Mas essa confiança também se aplica a nós mesmos.

Ainda, a autoestima melhora quando temos não só uma atitude positiva em relação à nós mesmos, mas também em relação às nossas vidas. Pessimismo não leva ninguém a lugar nenhum! É importante parar e refletir se você tem uma atitude que considera positiva, como acordar de manhã e pensar que é um novo dia de possibilidades diversas, olhar o lado positivo das coisas e evitar julgar as coisas pelas aparências. Isso pode melhorar e muito vários aspectos na sua vida, inclusive sua autoestima.
Deixo você com esse calendário de 12 dias com passos para gostar de si mesmo. 😉
1: Sorria no espelho; 2: Sorria para os outros; 3: Elogie a si mesmo; 4: Escreva algo legal sobre você; 5: Faça algo que o deixe feliz; 6: Tenha orgulho de si mesmo; 7: Se recompense por ser fantástico; 8: Não se compare com os outros; 9: Elogie outros; 10: Se dê um tapinha nas costas; 11: Crie e recite um mantra; 12: Desligue seu celular.
Fotos: Pinterest
0 comentários
helemattos
Que bom que gostou Deborah! Já estou pensando em mais temas aqui! 😊 Beijinhos
Deborah
Gostei muito, Helena! Continue discorrendo sobre isso…bjs!
helemattos
Obrigada Ju!! Que bom que gostou! Beijocas!
Juliana
helena, vc está arrasando nas suas postagens!!! Adorei o texto!!! Beijinhos