Filmes & Séries

Crítica: Whiplash

Brody-Whiplash-1200

Whiplash é um drama – bem dramático – sobre um jovem (Andrew) que tem o sonho de ser um grande baterista, e para isso estuda no melhor conservatório de música de Nova Iorque. Sua carreira tem a chance de deslanchar quando é chamado para a banda do professor Fletcher, um cara que exige o máximo dos seus alunos de uma maneira não muito legal (ele grita, xinga e até bate nos alunos). No Oscar 2015, Whiplash levou os prêmios de melhor mixagem de som, melhor ator coadjuvante, melhor edição. Concordo plenamente com esses prêmios, e principalmente com o de ator coadjuvante. Acho que o filme não seria nada sem o ator J. K. Simmons no papel do professor Fletcher. A história é legal, mas é banal. Se não fosse por sua presença e brilhante atuação, acho que o filme não teria nem chegado a ser indicado a nenhum Oscar. O ator que interpreta o personagem principal, Miles Teller, é ótimo também, mas seu personagem é bem chato, prepotente e, sinceramente, irritante na sua obsessão de se tornar um grande baterista. Ele é artista, ok, mas não precisa pisar nos outros para isso, nem se achar melhor que a família. Acho que faltou um pouco explorar a sua relação com o pai que o criou sozinho, mas entendo que não é o foco principal do filme.

No fim das contas, Whiplash é um filme bem envolvente e vale a pena ver mais pela atuação de Simmons e pelas belas músicas de jazz do que pela história em si.

0 comentários

  • helemattos

    Concordo Laurinha! Acho que em lugar nenhum um prof doido desses ia conseguir dar anos de aula com esse tipo de comportamento… haha Ainda não vi O Abutre, vou procurar!! Adoro o Jake Gyllenhaal (tem dois “a”, que bizarro hahah)! Beijocas!!

  • Laura

    Oi Helena! Tb nao achei grande coisa esse filme nao. O J.K. Simmons ta otimo realmente, mas achei inverossímil o menino e os outros componentes da banda suportarem aquelas humilhaçoes (pesadíssimas, ate agressao fisica e xingamento à mae tem) só pq aquele cara era considerado o melhor professor dos eua, ou seja la de que lugar. Nao existe isso de escola e professor melhor, tem varios bons, vai estudar com alguem que nao te humilhe! Enfim, achei bizarro.
    Vc viu “o abutre”? Achei muito bom e fiquei indignada que só foi indicado a roteiro original. O jake gyllenhall (escrevi certo?) ta foda, merecia ter sido indicado.

    Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.