Filmes & Séries

Crítica: “A Onda”

A Onda é um filme alemão de 2008, baseado em um livro homônimo e em um experimento feito nos Estados Unidos para provar que um país democrático não estaria livre do fascismo. Aqui, o diretor Dennis Gansel levou o experimento para uma sala de aula alemã, o que trouxe um novo significado, já que a Alemanha passou por uma terrível ditadura fascista – o Nazismo.

A história é a seguinte: para a aula de autocracia, o professor Rainer Wenger resolve fazer um experimento com os alunos por uma semana para que eles aprendam como funciona o fascismo. Ele implementa regras, uniformes, uma saudação e um símbolo. Mas as coisas acabam saindo do controle e vão para fora da escola.

Crítica A Onda - Blog Helena Mattos

A Onda é um filme que nos faz refletir sobre até onde as pessoas vão pelo poder, por se acharem superiores que as outras, e até por um senso de pertencimento à uma comunidade única. Isso aumenta ainda mais pelo fato de os personagens serem adolescentes, que vivem nos extremos da vida.

Por um momento o filme se perde ao focar nas histórias pessoais dos alunos, mas isso acaba servindo como justificativa pelos atos de alguns deles. Em compensação, o elenco é ótimo, e nos faz mergulhar mesmo na história. O ponto forte em A Onda é onde Rainer junta todos os alunos em um auditório e coisas inesperadas (ou não) acontecem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.