Viagem

Diário de viagem da Serra Gaúcha: os cânions de Cambará do Sul

Cambará do Sul é uma pequena cidade na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina. As atrações famosas por lá são os cânions, e fomos conhecer dois deles no nosso passeio. Confesso que antes da novela das 6 da Globo Além do Tempo, que se passava no Sul, não sabia que haviam cânions no Brasil, e fiquei abismada com o que vi. É muita beleza em um lugar só!

Cânion Fortaleza

O Cânion Fortaleza fica no Parque Nacional da Serra Geral, e a entrada no parque é gratuita. Existem algumas trilhas, mas só fomos mesmo na beirada do cânion. A estrada é bem tranquila até chegar em uma parte de chão, que deixa a viagem um pouco lenta. Em determinado momento tem uma guarita, onde um funcionário do parque dá as informações básicas sobre ele. E a partir daí são mais 4km de estrada de chão até chegar ao estacionamento próximo ao cânion. Depois que paramos o carro são 200m até a beirada dele, e pasmem com a beleza:




15-07-16 (70)

Incrível né? Fiquei muito impressionada com esse lugar! 15-07-16 (74)

Lá venta muito, então me agasalhei bem! 15-07-16 (76)

15-07-16 (81)

15-07-16 (85)

15-07-16 (104)

Cânion Itaimbezinho

O Itaimbezinho fica no Parque Nacional de Aparados da Serra, também em Cambará. Depois de 18km de estrada de chão a gente chega em uma guarita e tem que pagar o ingresso (por adulto e por veículo). Dali é só alegria com o asfalto haha . Depois de estacionar caminhamos até um centro de visitantes com as informações sobre o parque. Dali a gente pega a trilha do Cotovelo por 3km – tranquilíssima, é mais um caminho que uma trilha – até a borda do cânion. O parque também tem outras trilhas além dessa do Cotovelo. O Itaimbezinho também é lindo, mas fiquei mais impressionada com o Fortaleza.

O horário de visitação do Parque Nacional de Aparados da Serra (Cânion Itaimbezinho) é das 8h às 17h (permanência até 18h), de 3ª a domingo (abrindo nas 2ªs de feriados nacionais, Carnaval, Natal e Ano Novo). Para a Trilha do Cotovelo é necessário adentrá-la antes das 15h e a Trilha do Rio do Boi, antes das 13h.

15-07-16 (128)

15-07-16 (131)

15-07-16 (132)

15-07-16 (145)

15-07-16 (148)

15-07-16 (168)

15-07-16 (4)

Me contem o que acharam! Esses foram os lugares mais lindos que já vi na vida até agora. É tudo tão grandioso, tão imenso que a gente se sente pequeno diante do mundo. Sem palavras.

Beijo, Helena.

5 Comentários

  • Helena Mattos

    Oi Gabriela, obrigada!
    Saímos de manhã não muito cedo de Gramado pra ir pro Fortaleza, chegamos lá era de manhã ainda (umas 11h). No Fortaleza só paramos o carro e fomos até a beirada, porque a trilha era mais longa. De lá fomos direto pro Itaimbezinho, aí já era mais de 12h. De qualquer forma, indo de manhã dá pra fazer os dois sim. O problema maior pra mim foi o almoço, já que no final do passeio já eram 3h da tarde e não tinha um lugar aberto pra almoçar, então comemos pastel na estrada! haha Por isso sugiro levar alguma coisa pra comer durante o trajeto. Bjo!

  • Gabriela Cristina Ferreira

    Oi Helena, show de bola a sua publicação. Me tira uma dúvida, lembra mais ou menos como ficou teu tempo lá? Chegastes no Fortaleza mais ou menos que horário, e que horário fostes para o Itaimbezinho? Li muitos posts dizendo que fica apertado fazer o Fortaleza e depois Itaimbezinho, mas pelo teu post achei bem tranquilo. Abraço.

  • Helena Mattos

    Oi Felipe, tudo bem e você?
    É sim, bem tranquilo visitar os dois cânions! O Fortaleza tem até trilha, mas não fizemos. Só deixamos o carro perto da beirada e andamos até lá. Lindo lindo!
    Recomendo levar um lanchinho pra comer no caminho, não vimos muitos lugares pra comer por lá. 🙂
    Bjs!

  • Felipe Frezzarin

    Oi, Helena, tudo bem? Adorei as suas dicas e fotos.Vou pra Gramado no final de maio e irei tirar um dia para ir até Cambará visitar os cânions. Minha dúvida era, se dava para visitar os dois cânions mais importantes, Itaimbezinho e Fortaleza, no mesmo dia, mas pelo que vi é tranquilo, né!?
    Um abraço,
    Felipe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.