
Diário de viagem da Serra Gaúcha: Bento Gonçalves e Vale dos Vinhedos
O Rio Grande do Sul é o grande produtor de vinhos do Brasil. Há diversas vinícolas familiares e outras mais modernas espalhadas pelas cidades, entre elas Bento Gonçalves. A cidade em si não é grande e nem tem muito o que fazer, mas tem dois passeios bem legais: andar de Maria Fumaça e visitar as vinícolas no Vale dos Vinhedos. Fizemos os dois passeios em dias diferentes porque nos confundimos com os horários da Maria Fumaça e fizemos o passeio de tarde ao invés de pela manhã. Foi até bom porque no dia choveu muito e não iríamos aproveitar os vinhedos. Agora chega de falação e vamos às dicas!
Maria Fumaça
A Maria Fumaça sai de Bento e vai até Carlos Barbosa, passando pela estação de Garibaldi. São duas opções de acordo com os horários: ou você vai de trem direto de Bento e pega um ônibus (incluído no preço) em Carlos Barbosa, ou pega o ônibus em Bento e volta de trem. Como rolou a confusão dos horários (prestem bastante atenção nisso quando forem!) fomos de Maria Fumaça até Carlos Barbosa e voltamos de ônibus. O passeio é ótimo! Cada hora entra um grupo no vagão dançando e cantando músicas italianas e gaúchas. Muito divertido! E quando pegamos o ingresso na bilheteria recebemos uma mini taça de plástico para as degustações, ou seja, passeio animado e regado a muito vinho tchê.
Também é incluído no passeio uma visita ao museu Epopeia Italiana, que conta como foi a viagem dos italianos para o Rio Grande do Sul em busca de melhores condições de vida. Super interessante! E também tem degustação haha.
Dica: não façam o passeio em uma segunda-feira! Nada abre na cidade, acabamos indo almoçar no Subway porque os restaurantes estavam fechados, uó. A chuva atrapalhou um pouco, mas como ficamos no trem ou nas estações, não foi tão ruim.
Vale dos Vinhedos
Gente, o Vale dos Vinhedos é mágico! Fomos lá num dia ensolarado e foi maravilhoso o passeio. Primeiro visitamos a vinícola Miolo. A visita guiada custa 25 reais por pessoa e tem 5 reais revertidos para compras depois. Lá o guia explica tudo sobre a vinícola, processo de fabricação do vinho e tudo o mais, além da degustação dos vinhos produzidos por ela.
Depois do almoço foi a vez de visitar a vinícola Don Laurindo, bem familiar, e Almaúnica, onde também degustamos vinhos deliciosos. Na Casa Valduga, que é na verdade um Complexo de Enoturismo com hotéis e restaurantes, fizemos a visita guiada na vinícola, que inclui uma taça de cristal. Acho que seria ótimo ficar hospedada lá só pra tomar vinho todos os dias! Haha
Degustação ao final da visita da Miolo
Casa Valduga
Esse é o último post do diário de viagem, se tiverem alguma dúvida só falar. E aguardem o post dos restaurantes, vai dar água na boca!
Beijos, Helena.

