Viagem

O que fazer em Toronto, a maior metrópole canadense

Toronto é a maior cidade do Canadá, e ao contrário do que muita gente pensa, não é a capital do país – e sim da província de Ontario. É uma metrópole multicultural, que atrai muitos imigrantes de diversas partes do mundo. Toronto é uma cidade muito segura, além de ser uma das capitais culturais do país. É uma cidade maravilhosa!

Como uma boa metrópole, Toronto conta com diversas atrações, restaurantes, e muitas coisas pra fazer! Abaixo vou falar um pouquinho sobre as principais atrações que visitei.

Transporte

É muito fácil se locomover em Toronto. A cidade tem várias linhas de metrô e ônibus, além de um bonde elétrico muito charmoso, o streetcar! O ticket custa 3.35$, o day pass é 12.50$ e o passe semanal (weekly pass) é 43.75$ segundo o site da Toronto Transit Comission (TTC).

Atrações

CN Tower

Da torre mais famosa do Canadá tem-se uma vista de tirar o fôlego da cidade. Fui no inverno e mesmo assim fiquei impressionada. Além de turística, a CN Tower é uma torre de comunicação e ainda tem um restaurante lá em cima. Só achei o preço salgado, na época paguei 42 dólares canadenses para subir até o ponto mais alto. Atualmente o valor da admissão se inicia em 36$ e o equivalente ao que eu paguei está custando 48$. Eles têm diversos tipos de experiência de tour, que você pode ver no site. Para os mais radicais lá tem o passeio EdgeWalk, que você anda por fora da torre!

Royal Ontario Museum

O ROM, como é chamado o museu, é um museu de arte, cultura e história natural: tem dinossauro, múmias, objetos gregos e romanos, objetos africanos, nativos americanos, etc etc. É impressionante a coleção, exposta em 40 galerias! A arquitetura do museu também é muito interessante. O prédio de 1912 teve uma expansão em 2007 que adicionou a fachada ultra moderna – e um tanto controversa. Eu achei incrível! A entrada (inteira) custa 20$, e acho que super vale a pena.

Eaton Centre

Claro que não podia deixar de fazer umas compras né! haha O Eaton Centre é um dos maiores shoppings do Canadá, tem tudo que é loja e uma ótima praça de alimentação. Ele fica na meiuca de Toronto, entre as ruas Yonge Street (considerada a rua mais longa do mundo, com 86km!) e Dundas Street, duas das principais ruas da cidade – e as mais movimentadas!

Endereço: 220 Yonge Street Toronto

St. Lawrence Market

Pra quem curte uma viagem mais gastronômica, a dica é o St. Lawrence Market, um dos maiores mercados do mundo. O primeiro prédio no local data de 1831 e já foi o centro social da cidade, além de prefeitura de Toronto. Em 1904 ele foi demolido e um novo prédio construído, mas o mercado mesmo só começou a funcionar em 1979. É um mercadão muito legal, com diversos tipos de comidas! Além disso, é muito organizado e limpo, como tudo no Canadá.

Endereço: 93, Front Street East.

Dundas Square

Dizem que Toronto se parece bastante com Nova York, tanto que a cidade serve de locação de muitos filmes que se passam em NY. E como é parecida ela tem sua própria Times Square – a Dundas Square. É uma praça com muitos letreiros luminosos, muita gente, eventos, um agito só, localizada em frente a uma das entradas do Eaton Centre que falei ali em cima.

Esses foram os lugares que visitei, mas Toronto tem muitas outras atrações como o Rogers Centre, o Hockey Hall of Fame, a Casa Loma, Ripley’s Acquarium, e vários museus.