Viagem

Roteiro Bento Gonçalves – dia 3

O terceiro dia da viagem a Bento Gonçalves começou cedo e foi dedicado ao vinho! Visitamos várias vinícolas e ainda almoçamos no nosso restaurante preferido da região. Bora conferir?

Vinícola Salton

A primeira visita do dia foi na Vinícola Salton, muito tradicional da região. O passeio guiado (tradicional) custa 30 reais, com degustação e 15 reais revertidos em compras na loja. Durante o passeio o guia conta a história da família Salton, fundadora da vinícola, desde que chegou ao Brasil até os dias atuais. Passamos pelos tanques, barris de carvalho, caves e no final fizemos a degustação. Levamos os espumantes Poética Rosé e Brüt, leves e saborosos!

Dica: a Salton está produzindo chás gelados – se você ainda não provou, prove o de tangerina!

Endereço: Rua Mário Salton, 300 – Distrito de Tuiuty, Bento Gonçalves

Almoço – Mamma Gema

Depois de visitar a Salton, seguimos para o Vale dos Vinhedos para almoçar no Mamma Gema, restaurante italiano maravilhoso! Eles têm rodízio de massas, mas como não queríamos comer demais optamos pelo menu à la carte. Escolhemos o ravioli com molho de gorgonzola e nozes, que serve bem duas pessoas.

Endereço:  RS 444, KM 18,9 – Vale dos Vinhedos

Cavas do Vale

Pertinho do Mamma Gema tem a vinícola Cavas do Vale. É uma vinícola familiar, e o atendimento foi feito pelo próprio dono, Sr. Irineu. Conversamos bastante e ele nos fez degustar todos os tintos que ele produz haha Compramos o Provado com cortes de Merlot, Cabernet Sauvignon e Tannat, mais jovem, e o Tannat Reserva 2008, mais encorpado. A Cavas do Vale tem também os Gran Reserva 2005, vinho premium da vinícola, e alguns espumantes. Recomendo a visita!

Endereço: RS 444, km 17,7 – Vale dos Vinhedos

Itallinni Biscotteria

Pausa nos vinhos pra provar biscoitinhos! Nada melhor do que um açúcar pra cortar um pouco o álcool né? Na Itallinni Biscotteria a gente pode degustar todos os sabores produzidos lá mesmo, com ingredientes naturais.

Compramos o biscoito de limão que é delicioso! Fora que a loja é a coisa mais fofa!

Endereço: RS-444, km 17,6 – Vale dos Vinhedos

Vinícola Angheben

A Vinícola Angheben é também uma vinícola familiar e bem pequena do Vale dos Vinhedos. São os proprietários que atendem e fazem a degustação com a gente, explicando tudo sobre os vinhos! Tivemos uma aula sobre vinhos, uvas e história do Vale dos Vinhedos com o Sr. Idalêncio, patriarca da família que, antes de abrir a vinícola, foi funcionário da Chandon Brasil por 30 anos, e ainda é professor no curso de Enologia em Bento Gonçalves – ou seja, um mestre! Essa foi a vinícola que mais gostei de ir, sem dúvidas.

Provamos os rótulos de Pinot Noir, Teroldego, Barbera, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon. Deu vontade de levar todos! haha Mas compramos o Barbera, um dos melhores vinhos que já tomei, super suave e ao mesmo tempo muito saboroso, e o Cabernet Sauvignon, que é bem fácil de harmonizar.

Endereço: RS 444, km 4 – Vale dos Vinhedos

Preço da degustação: 30 reais por pessoa, mas se levar 140 reais em vinhos a taxa não é paga.

Vinícola Milantino

Quando saímos da Angheben já era tarde para conhecer mais vinícolas, pois elas fecham cedo. Passamos rapidamente pela vinícola Milantino, que produz vinhos de alta qualidade e exclusividade. Não lembro mais qual provamos, mas era bom e fiquei com vontade de visitá-la com calma!

Dica: próxima à Milantino fica a Vinícola Don Laurindo, que visitamos no ano passado. Super recomendo a visita, a vinícola é pequena e familiar, e o Ancellotta é uma delícia!

Endereço: Linha Garibaldina, S/n – Vale dos Vinhedos

Vinícola Pizzato

Mesmo com as vinícolas fechando conseguimos degustar alguns vinhos na Pizzato, onde fomos muito bem atendidos. Provamos vinhos tintos das linhas Fausto e Pizzato, além de espumantes. Todos deliciosos!

Endereço: Via dos Parreirais, S/Nº – Santa Lúcia, Vale dos Vinhedos

Preço da degustação: 18 reais por pessoa

Portu’s Valle

No fim do passeio, mais uma dica gourmet. O Portu’s Valle é um restaurante/café português dentro de um container. Eles servem almoço e jantar com pratos de bacalhau, além do café com doces portugueses. Comemos toucinho do céu e pastel de santa clara, que amo! Um charme de lugar!

Endereço: RS 444, km 16 – Vale dos Vinhedos

Ufa! O terceiro dia em Bento foi um dia cheio e muito proveitoso, passeamos bastante. Se você não viu os posts dos dias 1 e 2 do Roteiro Bento Gonçalves, só clicar nos números!