Viagem

Roteiro Bento Gonçalves – dia 3

O terceiro dia da viagem a Bento Gonçalves começou cedo e foi dedicado ao vinho! Visitamos várias vinícolas e ainda almoçamos no nosso restaurante preferido da região. Bora conferir?

Vinícola Salton

A primeira visita do dia foi na Vinícola Salton, muito tradicional da região. O passeio guiado (tradicional) custa 30 reais, com degustação e 15 reais revertidos em compras na loja. Durante o passeio o guia conta a história da família Salton, fundadora da vinícola, desde que chegou ao Brasil até os dias atuais. Passamos pelos tanques, barris de carvalho, caves e no final fizemos a degustação. Levamos os espumantes Poética Rosé e Brüt, leves e saborosos!

Dica: a Salton está produzindo chás gelados – se você ainda não provou, prove o de tangerina!

Endereço: Rua Mário Salton, 300 – Distrito de Tuiuty, Bento Gonçalves

Almoço – Mamma Gema

Depois de visitar a Salton, seguimos para o Vale dos Vinhedos para almoçar no Mamma Gema, restaurante italiano maravilhoso! Eles têm rodízio de massas, mas como não queríamos comer demais optamos pelo menu à la carte. Escolhemos o ravioli com molho de gorgonzola e nozes, que serve bem duas pessoas.

Endereço:  RS 444, KM 18,9 – Vale dos Vinhedos

Cavas do Vale

Pertinho do Mamma Gema tem a vinícola Cavas do Vale. É uma vinícola familiar, e o atendimento foi feito pelo próprio dono, Sr. Irineu. Conversamos bastante e ele nos fez degustar todos os tintos que ele produz haha Compramos o Provado com cortes de Merlot, Cabernet Sauvignon e Tannat, mais jovem, e o Tannat Reserva 2008, mais encorpado. A Cavas do Vale tem também os Gran Reserva 2005, vinho premium da vinícola, e alguns espumantes. Recomendo a visita!

Endereço: RS 444, km 17,7 – Vale dos Vinhedos

Itallinni Biscotteria

Pausa nos vinhos pra provar biscoitinhos! Nada melhor do que um açúcar pra cortar um pouco o álcool né? Na Itallinni Biscotteria a gente pode degustar todos os sabores produzidos lá mesmo, com ingredientes naturais.

Compramos o biscoito de limão que é delicioso! Fora que a loja é a coisa mais fofa!

Endereço: RS-444, km 17,6 – Vale dos Vinhedos

Vinícola Angheben

A Vinícola Angheben é também uma vinícola familiar e bem pequena do Vale dos Vinhedos. São os proprietários que atendem e fazem a degustação com a gente, explicando tudo sobre os vinhos! Tivemos uma aula sobre vinhos, uvas e história do Vale dos Vinhedos com o Sr. Idalêncio, patriarca da família que, antes de abrir a vinícola, foi funcionário da Chandon Brasil por 30 anos, e ainda é professor no curso de Enologia em Bento Gonçalves – ou seja, um mestre! Essa foi a vinícola que mais gostei de ir, sem dúvidas.

Provamos os rótulos de Pinot Noir, Teroldego, Barbera, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon. Deu vontade de levar todos! haha Mas compramos o Barbera, um dos melhores vinhos que já tomei, super suave e ao mesmo tempo muito saboroso, e o Cabernet Sauvignon, que é bem fácil de harmonizar.

Endereço: RS 444, km 4 – Vale dos Vinhedos

Preço da degustação: 30 reais por pessoa, mas se levar 140 reais em vinhos a taxa não é paga.

Vinícola Milantino

Quando saímos da Angheben já era tarde para conhecer mais vinícolas, pois elas fecham cedo. Passamos rapidamente pela vinícola Milantino, que produz vinhos de alta qualidade e exclusividade. Não lembro mais qual provamos, mas era bom e fiquei com vontade de visitá-la com calma!

Dica: próxima à Milantino fica a Vinícola Don Laurindo, que visitamos no ano passado. Super recomendo a visita, a vinícola é pequena e familiar, e o Ancellotta é uma delícia!

Endereço: Linha Garibaldina, S/n – Vale dos Vinhedos

Vinícola Pizzato

Mesmo com as vinícolas fechando conseguimos degustar alguns vinhos na Pizzato, onde fomos muito bem atendidos. Provamos vinhos tintos das linhas Fausto e Pizzato, além de espumantes. Todos deliciosos!

Endereço: Via dos Parreirais, S/Nº – Santa Lúcia, Vale dos Vinhedos

Preço da degustação: 18 reais por pessoa

Portu’s Valle

No fim do passeio, mais uma dica gourmet. O Portu’s Valle é um restaurante/café português dentro de um container. Eles servem almoço e jantar com pratos de bacalhau, além do café com doces portugueses. Comemos toucinho do céu e pastel de santa clara, que amo! Um charme de lugar!

Endereço: RS 444, km 16 – Vale dos Vinhedos

Ufa! O terceiro dia em Bento foi um dia cheio e muito proveitoso, passeamos bastante. Se você não viu os posts dos dias 1 e 2 do Roteiro Bento Gonçalves, só clicar nos números! 

Looks de Carrie Bradshaw na segunda temporada de And Just Like That Os looks da terceira temporada de Emily in Paris As bolsas icônicas da Gucci Entenda a polêmica das campanhas da Balenciaga Coleção Holiday da MAC Cosmetics Produtos para sua maquiagem da Copa 2022 Prêt-à-porter, resort, cruise, haute couture: o que é cada coleção de moda Achados de Beleza na Black Friday 2022 Os ternos da Seleção Brasileira para a Copa 2022 Looks para a Copa 2022 Como camuflar olheiras escuras Inspirações de maquiagem para formatura Tendências de Moda Praia para 2023 Coleção MAC x Pantera Negra Ideias de maquiagem para a Copa 2022 Resenha: Loção Abeille Royale Guerlain Quiet Luxury: tudo o que você precisa saber sobre o tema Como usar colete de alfaiataria Resenha: Stick Tudo da Vic Beauté Le Smoking: a história do terno feminino