Viagem

O que fazer em Ronda, Espanha

Ronda é uma cidade minúscula na Andalucía, sul da Espanha, mas que tem um dos monumentos que eu tava com mais vontade de ir: a Puente Nuevo. Fomos pra lá por causa dessa ponte, que é o cartão-postal da região – e fica num desfiladeiro.

Como chegar

Fomos de carro para Ronda saindo de Córdoba. São cerca de 170km, 2h e pouco de viagem. A estrada é tranquila e o waze funciona bem! Paramos o carro num estacionamento público e não foi muito caro. Entre as 14h e 16h horas ele não é cobrado, então deu pra economizar um pouco. A parte ruim é que as máquinas só aceitam moedas, então tem que ser dinheiro trocado! 

Onde se hospedar

Ficamos num Airbnb muito bem localizado na Calle Infantes e o carro ficou no estacionamento público da Calle Lauría. Mas soube que em Ronda há hotéis muito bons se você procura mais conforto. Bem que eu gostaria de um café da manhã de hotel

Locomoção por Ronda

É muito fácil se localizar por lá porque a parte “nova” da cidade é mais quadradinha. E ela é uma cidade relativamente plana que dá pra se locomoverbem a pé

O que visitar em Ronda

Puente Nuevo

Logicamente a Puente Nuevo, ou “Ponte Nova” é a principal atração da cidade. Ela liga a parte antiga à parte nova de Ronda e tem 100m de altura sobre o rio Guadalevín. É uma obra imensa, construída no século XVIII. 

É mais fácil ver a ponte a partir de mirantes na cidade. Na parte antiga há diversos restaurantes na beira do penhasco e dá pra ter uma visão muito boa dela.

Mas, o mais legal é descer uma trilha e vê-la de frente, como fizemos! 

Foi tão incrível e inesquecível ver aquela paisagem! Eu não acreditei que estávamos ali. 

Uma curiosidade: A Puente Nuevo foi cenário da última novela das 19h “Deus Salve o Rei”. Eu, noveleira que sou, não podia deixar de visitá-la! haha Além disso, já tinha ouvido falar na ponte pesquisando sobre a Andalucía e lá fomos nós! 

Plaza de Toros

Ronda também é conhecida por ser o berço das touradas na Espanha, essa tradição tão polêmica. Fomos visitar a Plaza de Toros, que é a maior e mais antiga da Espanha. É um passeio interessante pra conhecermos mais sobre a cultura do país, que sempre girou muito em torno disso. Eles têm verdadeira adoração pelos toureiros, que são personalidades famosas por lá, e o museu da Plaza de Toros conta bastante sobre essa história. 

Parte antiga de Ronda

Na parte antiga há muitos lugares pra conhecer, listei alguns abaixo!

Plaza Ruedo Alameda

Uma plaza espanhola muito agradável, com vários restaurantes e lojinhas em volta e mesinhas na calçada. Uma fofura!

Museo de Ronda

O Museo de Ronda fica na parte antiga da cidade, no Palácio de Mondragón. A exposição em si não gostamos muito, conta a história da cidade desde os primórdios e tem umas coisas da pré-história que chegam a ser engraçadas. Mas o prédio em si é muito legal e os pátios são lindos, na beira do penhasco! 

Horários: de segunda à sexta de 10h às 18h ou às 19h (primavera-verão); sábados e domingos de primavera-verão de 10h às 15h. 

Entrada: 3€; de graça às quartas-feiras.

Banhos Árabes

Os Banhos Árabes de Ronda são uma estrutura de casas de banhos construída na época que os árabes dominavam a região. Essa estava em ótimas condições de conservação e estrutura e tem bastante explicação no local, é bem interessante! 

Onde comer 

À essa altura do campeonato já estávamos querendo uma comidinha diferente da espanhola e seguimos a dica da nossa host e fomos almoçar pizza. A pizzaria La Vita è Bella fica na Calle Nueva e é deliciosa! Arrematamos o almoço com uma garrafa de vinho e fomos sorridentes passear pela cidade. 

Vale muito jantar em algum restaurante que fica na beira do penhasco. No nosso primeiro dia em Ronda comemos pizza vendo o pôr-do-sol no restaurante Duquesa de Parcent. A pizza em si não tinha nada de mais, mas a vista valeu tudo! 

Ronda é uma cidade mágica, relembrando aqui a visita me deu vontade de voltar! Recomendo muito! 

Vai o mapa abaixo pra vocês se localizarem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.