Viagem

6 dicas práticas para montar um roteiro de viagem

Nem sempre é fácil montar um roteiro de viagem! Saber quais lugares iremos visitar, onde iremos nos hospedar, e informações sobre o nosso destino são essenciais e pesquisar sobre tudo isso dá trabalho. Mas é tão gostoso!

Conhecer novos lugares, novas realidades e culturas é sempre maravilhoso! Quando pensamos em viajar, imaginamos logo as experiências que teremos quando estivermos no nosso destino, mas temos que lembrar que para isso precisamos nos planejar muito bem.

Normalmente minhas dicas aqui no blog são de locais pra conhecer, mas resolvi fazer um post com dicas práticas para montar um roteiro porque são coisas que eu sempre tenho na cabeça quando começo a planejar as minhas viagens.

Se você está pensando em viajar e quer montar um roteiro de viagem, continue lendo e siga essas 6 dicas que preparei especialmente para os viajantes!

1. Pesquise bastante sobre o seu destino

A pesquisa sobre o destino é o primeiro passo para montar um roteiro de viagem. É muito importante saber sobre o clima, os preços de transporte e alimentação, sobre a moeda local. Também é legal saber sobre os bairros e pontos turísticos que deseja visitar, se são seguros ou não, o que tem para fazer em cada um. Para isso, sites de referências como o TripAdvisor , Pinterest e blogs de viagem podem te ajudar bastante. Tenho um monte de dica aqui no blog também!

2. Reserve hotéis e passagens com antecedência

Além da pesquisa sobre o destino, é preciso pensar no tipo de acomodação em que você quer ficar: hostels, bed and breakfasts, hotéis, casas de temporada ou no sofá de alguém (couchsurfing). E fazer isso com antecedência é bom para garantir melhores preços. O mesmo serve para as passagens aéreas, de ônibus ou trem.

3. Planeje muito bem o que for levar

Em viagens sempre acabamos levando coisas que não vamos usar. Por isso, uma boa ideia é planejar suas roupas por dias de acordo com as atividades que irá fazer, com a previsão do tempo, com a cultura do local. Lembre-se também de levar sapatos confortáveis, pois em viagens costumamos andar muito!

4. Confira a documentação necessária para a viagem

É importante saber se tal país precisa de visto para entrar, se você vai precisar tirar seu passaporte ou não. Os países da América do Sul que integram o Mercosul, por exemplo, não exigem o passaporte. É importante também verificar se é preciso tomar alguma vacina para o seu destino, porque muitos lugares exigem vacinas específicas.

5. Planeje seus dias na hora de montar um roteiro de viagem

Planejando minimamente as atividades que você irá fazer nos dias da viagem você irá aproveitar muito mais do que se acordar de manhã e ficar pesquisando o que fazer no local! É bom olhar no mapa antes a proximidade dos locais, se você vai ter que pegar algum tipo de transporte pra ir de um lugar pro outro…

6. Baixe o mapa do local para usar offline

Ter o mapa da cidade na palma da sua mão mesmo quando você não tem internet é uma mão na roda. Há aplicativos com mapas offline, ou você pode usar o próprio Google Maps, que permite que você baixe o mapa de uma área no seu smartphone! Além disso, no Maps você também pode marcar os locais que quer visitar. E ainda tem um serviço do Google chamado My Maps, que é o que eu uso aqui no blog pra mostrar os pontos dos posts de viagem.

Curtiu as dicas? Viajar nos dias atuais com tanta informação a nosso alcance é muito fácil né! Com essas dicas você não precisa ter medo na hora de montar um roteiro de viagem. E você, tem alguma dica pra mim?

Entenda a polêmica das campanhas da Balenciaga Coleção Holiday da MAC Cosmetics Produtos para sua maquiagem da Copa 2022 Prêt-à-porter, resort, cruise, haute couture: o que é cada coleção de moda Achados de Beleza na Black Friday 2022 Os ternos da Seleção Brasileira para a Copa 2022 Looks para a Copa 2022 Como camuflar olheiras escuras Inspirações de maquiagem para formatura Tendências de Moda Praia para 2023 Coleção MAC x Pantera Negra Ideias de maquiagem para a Copa 2022 Resenha: Loção Abeille Royale Guerlain Quiet Luxury: tudo o que você precisa saber sobre o tema Como usar colete de alfaiataria Resenha: Stick Tudo da Vic Beauté Le Smoking: a história do terno feminino Chega ao Brasil a linha Nars Skin Ralph Lauren Primavera Verão 2023 A decoração do meu casamento inspirada na Costa Amalfitana