Lifestyle

Dicas para tirar boas fotos

Fotografia sempre foi uma paixão pra mim, e hoje em dia faz parte da minha rotina de trabalho. Tirar fotos não é uma tarefa difícil, mas tem algumas técnicas que deixam suas fotos mais harmoniosas e interessantes.

Hoje em dia a Fotografia está super em alta, principalmente por conta do Instagram! E hoje trouxe algumas dicas pra você aprimorar seus dons fotográficos – no celular ou com a câmera.

1. Enquadramento e composição

O enquadramento nada mais é do que o que você vai colocar no quadro, dentro da sua foto. E a composição é como você vai organizar os elementos na foto.

A dica aqui é você dividir a tela em 9 partes proporcionais com duas linhas horizontais e duas verticais e escolher em que quadrante trabalhar. É a chamada Regra dos Terços da Fotografia. As fotos ficam bem mais interessantes se você escolher colocar o elemento principal em um dos terços (pode ser tanto na horizontal como na vertical).

Dá uma olhada nessa foto aí embaixo. Repare que ela leva o seu olhar da esquerda pra direita, porque o elemento maior (no caso a torre da ponte) está do lado esquerdo e a ponte forma uma linha que leva seu olhar automaticamente até o final. As pessoas caminhando te dão a noção de movimento, assim como a própria ponte. Tá vendo como você consegue observar muitos elementos em uma só foto?

O iPhone tem a opção de ativar o grid na câmera, faz o teste!

Nada impede que você use um elemento ou ponto de atenção no meio da foto! Em fotos de close-up (bem de pertinho) de rostos, ou em fotos simétricas é legal usar o terço do meio.

Na foto abaixo, por exemplo, o enquadramento é mais simétrico e proporcional. Tem prédios dos dois lados da foto e o meio fica com a perspectiva. Use as linhas da imagem pra criar interesse e movimento!

Você não precisa decorar nenhuma regra, mas é bom que tenha essa noção dos terços pra treinar nas suas fotos. Com o tempo e com a prática, fazer um enquadramento e uma composição legais vai ser automático e natural (deixa acontecer naturalmente kkkk).

2. Edição

Ao contrário do que muita gente pensa, uma foto não fica pronta assim que é tirada. A edição também faz parte do processo! Você não precisa ser expert no Photoshop, mas alguns apps te ajudam na hora de editar uma foto de forma rápida no celular.

O que eu mais uso é o Lightroom da Adobe, porque ele permite edições mais detalhadas nas cores e iluminação. Mas alguns aplicativos que tenho aqui e estou testando são o Snapseed, ColorStory, PicsArt, Photofox e Meitu. Cada um tem suas particularidades entre filtros, efeitos diferentes e retoques.

Dica: Faça testes com os apps que você tiver no celular e encontre um estilo de edição que mais gostar! Os filtros são nada mais do que edições préprontas que você aplica na imagem. Tem vários apps com filtros que você pode usar nas suas fotos, inclusive o próprio Instagram (te juro que dá pra editar foto direitinho no insta!).

3. Prática

Como tudo na vida, a prática leva à perfeição! E com a fotografia não é diferente. Tire fotos sempre que puder, experimente ângulos e pontos de vista diferentes, brinque com o enquadramento e composições. Você não precisa de um super equipamento pra fazer boas fotos, é só usar a cabeça e a imaginação!

Espero que goste das dicas e faça muitas fotos! Pra me acompanhar, me siga lá no @helenamattos no insta, de vez em quando posto umas dicas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.