Filmes & Séries

Dica de série: O Gambito da Rainha

O Gambito da Rainha é uma minissérie da Netflix que conta a história de Beth Harmon, uma menina órfã que aprende a jogar xadrez com o zelador do orfanato e é um prodígio. Mais velha, ela é adotada por um casal e começa a participar de competições e a ganhar as partidas, chamando atenção da comunidade do xadrez. Ao mesmo tempo, Beth tem que lidar com o vício em drogas e álcool, que acabam complicando sua vida durante as competições e sua carreira.

A série evolui super bem, e apesar de não ter momentos de ação, tem momentos de muita tensão nas partidas. A direção é impecável, e a atriz Anya Taylor-Joy, que eu não conhecia, tem uma interpretação incrível da personagem – o que não é fácil, porque a Beth é bem na dela e quieta!

Figurino

O Gambito da Rainha se passa nas décadas de 50 e 60, então dá pra ver bem a evolução do figurino e do estilo de Beth, eu amei ver isso retratado! Além de, claro, a ambientação, objetos de cena, que são muito bem caracterizados de acordo com os anos que se passam. Na série, Beth gosta de roupas e, conforme vai ganhando os campeonatos, seu estilo é aprimorado para demonstrar seu ganho de confiança quando vai ficando mais velha.

O figurino foi assinado por Gabriele Binder, que quis mimetizar o tabuleiro de xadrez nos tecidos e roupas da personagem, mas de forma bem sutil. Amei!

Descobri uma exposição virtual no Brooklyn Museum com o figurino e alguns objetos do Gambito da Rainha junto com o de The Crown! Acesse aqui.

Apesar de ser uma obra fictícia, O Gambito da Rainha é muito atual na discussão da posição da mulher na sociedade. O xadrez é um jogo dominado por homens (até hoje), e eles estranham muito ver uma mulher, super nova, ganhando de todo mundo. Mas tem coisas legais também que acontecem dentro desse assunto!

Dica: Eu amei esse post da Agência de Bolso, que ele fala sobre a repercussão da série com o xadrez! Gosto muito de ver como as pessoas são impactadas com o audiovisual, foi até tema da minha monografia da faculdade hahaha

Pra mim O Gambito da Rainha é a melhor série de 2020, produzida pela Netflix!

Looks de Carrie Bradshaw na segunda temporada de And Just Like That Os looks da terceira temporada de Emily in Paris As bolsas icônicas da Gucci Entenda a polêmica das campanhas da Balenciaga Coleção Holiday da MAC Cosmetics Produtos para sua maquiagem da Copa 2022 Prêt-à-porter, resort, cruise, haute couture: o que é cada coleção de moda Achados de Beleza na Black Friday 2022 Os ternos da Seleção Brasileira para a Copa 2022 Looks para a Copa 2022 Como camuflar olheiras escuras Inspirações de maquiagem para formatura Tendências de Moda Praia para 2023 Coleção MAC x Pantera Negra Ideias de maquiagem para a Copa 2022 Resenha: Loção Abeille Royale Guerlain Quiet Luxury: tudo o que você precisa saber sobre o tema Como usar colete de alfaiataria Resenha: Stick Tudo da Vic Beauté Le Smoking: a história do terno feminino