
Dica de série: O Gambito da Rainha
O Gambito da Rainha é uma minissérie da Netflix que conta a história de Beth Harmon, uma menina órfã que aprende a jogar xadrez com o zelador do orfanato e é um prodígio. Mais velha, ela é adotada por um casal e começa a participar de competições e a ganhar as partidas, chamando atenção da comunidade do xadrez. Ao mesmo tempo, Beth tem que lidar com o vício em drogas e álcool, que acabam complicando sua vida durante as competições e sua carreira.
A série evolui super bem, e apesar de não ter momentos de ação, tem momentos de muita tensão nas partidas. A direção é impecável, e a atriz Anya Taylor-Joy, que eu não conhecia, tem uma interpretação incrível da personagem – o que não é fácil, porque a Beth é bem na dela e quieta!
Figurino
O Gambito da Rainha se passa nas décadas de 50 e 60, então dá pra ver bem a evolução do figurino e do estilo de Beth, eu amei ver isso retratado! Além de, claro, a ambientação, objetos de cena, que são muito bem caracterizados de acordo com os anos que se passam. Na série, Beth gosta de roupas e, conforme vai ganhando os campeonatos, seu estilo é aprimorado para demonstrar seu ganho de confiança quando vai ficando mais velha.
O figurino foi assinado por Gabriele Binder, que quis mimetizar o tabuleiro de xadrez nos tecidos e roupas da personagem, mas de forma bem sutil. Amei!
Descobri uma exposição virtual no Brooklyn Museum com o figurino e alguns objetos do Gambito da Rainha junto com o de The Crown! Acesse aqui.
Apesar de ser uma obra fictícia, O Gambito da Rainha é muito atual na discussão da posição da mulher na sociedade. O xadrez é um jogo dominado por homens (até hoje), e eles estranham muito ver uma mulher, super nova, ganhando de todo mundo. Mas tem coisas legais também que acontecem dentro desse assunto!
Dica: Eu amei esse post da Agência de Bolso, que ele fala sobre a repercussão da série com o xadrez! Gosto muito de ver como as pessoas são impactadas com o audiovisual, foi até tema da minha monografia da faculdade hahaha
Pra mim O Gambito da Rainha é a melhor série de 2020, produzida pela Netflix!

