Filmes & Séries

Dica de série: O Gambito da Rainha

O Gambito da Rainha é uma minissérie da Netflix que conta a história de Beth Harmon, uma menina órfã que aprende a jogar xadrez com o zelador do orfanato e é um prodígio. Mais velha, ela é adotada por um casal e começa a participar de competições e a ganhar as partidas, chamando atenção da comunidade do xadrez. Ao mesmo tempo, Beth tem que lidar com o vício em drogas e álcool, que acabam complicando sua vida durante as competições e sua carreira.

A série evolui super bem, e apesar de não ter momentos de ação, tem momentos de muita tensão nas partidas. A direção é impecável, e a atriz Anya Taylor-Joy, que eu não conhecia, tem uma interpretação incrível da personagem – o que não é fácil, porque a Beth é bem na dela e quieta!

Figurino

O Gambito da Rainha se passa nas décadas de 50 e 60, então dá pra ver bem a evolução do figurino e do estilo de Beth, eu amei ver isso retratado! Além de, claro, a ambientação, objetos de cena, que são muito bem caracterizados de acordo com os anos que se passam. Na série, Beth gosta de roupas e, conforme vai ganhando os campeonatos, seu estilo é aprimorado para demonstrar seu ganho de confiança quando vai ficando mais velha.

O figurino foi assinado por Gabriele Binder, que quis mimetizar o tabuleiro de xadrez nos tecidos e roupas da personagem, mas de forma bem sutil. Amei!

Descobri uma exposição virtual no Brooklyn Museum com o figurino e alguns objetos do Gambito da Rainha junto com o de The Crown! Acesse aqui.

Apesar de ser uma obra fictícia, O Gambito da Rainha é muito atual na discussão da posição da mulher na sociedade. O xadrez é um jogo dominado por homens (até hoje), e eles estranham muito ver uma mulher, super nova, ganhando de todo mundo. Mas tem coisas legais também que acontecem dentro desse assunto!

Dica: Eu amei esse post da Agência de Bolso, que ele fala sobre a repercussão da série com o xadrez! Gosto muito de ver como as pessoas são impactadas com o audiovisual, foi até tema da minha monografia da faculdade hahaha

Pra mim O Gambito da Rainha é a melhor série de 2020, produzida pela Netflix!

(Visited 505 times, 1 visits today)
Carolina Herrera Coleção Fall 22 Tendência: Bota Western Os Looks de Hailey Bieber O estilo de Eva Chen Novos produtos de maquiagem Estée Lauder no Brasil
Carolina Herrera Coleção Fall 22 Tendência: Bota Western Os Looks de Hailey Bieber O estilo de Eva Chen Novos produtos de maquiagem Estée Lauder no Brasil
Carolina Herrera Coleção Fall 22 Tendência: Bota Western Os Looks de Hailey Bieber O estilo de Eva Chen Novos produtos de maquiagem Estée Lauder no Brasil Resenha: Paleta 12 Shades Mariana Saad 10 looks estilosos sem salto 10 belezas de celebridades para você se inspirar Tipos de sombras e como usá-las As marcas de beleza no metaverso Giambattista Valli Alta Costura Outono 2022 A Alta Costura Glamurosa de Valentino Elie Saab Alta Costura Fall 2022 Coleção Pre-fall 2022 de Isabel Marant chega ao Brasil Os looks da Anitta Looks das famosas no São João da Thay A coleção Signum da Swarovski + Rosenthal Ideias de looks com coturno Coleção Dior Resort 2023 Inspirações de looks para o inverno