Moda

Semana de Alta Costura Outono 2021

Depois de semanas de moda sem desfiles presenciais por conta da pandemia, as modelos e o público voltaram às passarelas na semana de Alta Costura de Outono 2021.

Explicando brevemente, nem todas as marcas desfilam durante essa semana em Paris, somente as que cumprem alguns requisitos como: fazer peças à mão e sob medida, ter uma sede na França e serem membros da Câmara de Alta Costura Parisiense (entre outros). É uma semana dos sonhos, com peças belíssimas, icônicas, provocativas, verdadeiras obras de arte sendo apresentadas às clientes das marcas e ao mundo.

Analisando os desfiles dessa última semana, percebi que a tendência geral dessa Alta Costura vai além da moda! É a reconexão, liberdade, a volta da normalidade com a diminuição da pandemia e a suspensão das restrições. Os estilistas estão refletindo o sentimento geral das pessoas nas ruas de alegria e esperança. Inspirador né?

Selecionei os desfiles que mais gostei pra mostrar pra vocês alguns detalhes:

Fendi

Fendi se inspirou em Roma, e fez uma belíssima coleção – a minha favorita! Realmente impecável, eu usaria todos os looks (se tivesse onde ir e se meu dinheiro desse hahaha)! Nos detalhes temos earcuffs, brincos despareados, saltos esculturais, um universo de texturas.

Fendi

Schiaparelli

O DNA da marca é o Surrealismo, e no desfile eles trouxeram criações que remetem ao corpo humano (vestido de pulmão – alusão à pandemia, quando o pulmão esteve em destaque). Também referência à Espanha, a figura do toureiro aparece com uma jaqueta bordada maravilhosa. Destaque para os brincos em formato de orelha e saltos com dedos dos pés, também presentes nas últimas coleções. Tudo muito dramático e impactante! Quem quiser ler mais sobre a marca, recomendo o artigo da Thereza do Fashionismo sobre a nova era de Schiaparelli!

Schiaparelli

Elie Saab

Eu sou completamente apaixonada por todos os desfiles de Elie Saab. Ele sabe fazer uma Alta Costura digna de contos de fada! Nos últimos anos acho que foi um pouco mais do mesmo, mas esse desfile foi incrível! O estilista libanês criou vestidos deslumbrantes com texturas diferentes formando flores. Nunca vi nada igual! Ainda teve um ensaio sobre a volta do mullet (curtinho na frente e comprido atrás, quem usou?), e os lisos também estão divinos. Espero que alguma celeb use em algum tapete vermelho! NOTA: 10! (ler com a voz do cara que faz a apuração das escolas de samba no Rio).

Elie Saab

Chanel

Por incrível que pareça, a Chanel não é das minhas marcas favoritas de roupas. Masss trouxe aqui porque achei incrível o trabalho inspirado no Impressionismo, o meu movimento favorito da Arte! Ela usou e abusou do tweed, sua marca registrada, e fez um Outono bem florido, na mesma vibe de vários outros estilistas. Gostei! Obs: as plumas vieram com bastante força nessa semana.

Giambattista Valli

Giamba fez um desfile super lindo, inspirado no “estar presente”, na imprevisibilidade da vida, no desconhecido, a reabertura, joie de vivre, tudo ligado à apreciação de Paris. O resultado? Peças incríveis e impecáveis.

Dior

Os últimos desfiles da Dior têm sido um desbunde, vou te contar! Maria Grazia Chiuri entendeu muito bem o dna da marca e só tem criado peças mais lindas a cada dia junto com sua equipe. No desfile de Alta Costura não foi diferente! Os plissados estão perfeitos (eu sou a louca do plissado), e também teve a volta do peplum (seráaaa que essa moda pega?). Entre os temas, Maria Grazia também visitou o mood geral de reconectar com o momento presente e quis exaltar o trabalho manual. Amei.

Dior

Iris Van Herpen

O nome da coleção já diz tudo: Earthrise (nascer da Terra, em alusão à fotografia tirada durante a missão Apollo 8 à Lua). Ela foi all about Liberdade e “voar”! Literalmente. O vídeo da coleção foi feito com uma paraquedista vestido uma peça azul belíssima (e super difícil de fazer, imagina encontrar um tecido que consiga ficar inteiro durante um salto de paraquedas!). É uma coleção que fala sobre superar medos, ultrapassar limites. O legal é que a estilista usa muita impressão 3D nas suas peças – olha o futuro vindo aí voando.

Iris Van Herpen

Armani Privé

Com uma coleção mais “tradicional”, a Armani Privé trouxe babados e flores. Trouxe aqui porque amei o tecido que parece molhado!

Valentino

Um dos desfiles mais comentados! Valentino desfilou uma explosão de cores fortes e vibrantes, babados, plumas, volumes e estampas modernas. Eles pediram para a plateia ir de branco e pá! Desfilaram esse monte de cores. Foi aclamadíssimo!

Valentino

No fim das contas, acredito que o que a semana de Alta Costura vai influenciar nas próximas é essa positividade e leveza que ela trouxe para a passarela! Além de flores, estampas e cores alegres. Qual foi o desfile favorito de vocês?

Prêt-à-porter, resort, cruise, haute couture: o que é cada coleção de moda Achados de Beleza na Black Friday 2022 Os ternos da Seleção Brasileira para a Copa 2022 Looks para a Copa 2022 Como camuflar olheiras escuras Inspirações de maquiagem para formatura Tendências de Moda Praia para 2023 Coleção MAC x Pantera Negra Ideias de maquiagem para a Copa 2022 Resenha: Loção Abeille Royale Guerlain Quiet Luxury: tudo o que você precisa saber sobre o tema Como usar colete de alfaiataria Resenha: Stick Tudo da Vic Beauté Le Smoking: a história do terno feminino Chega ao Brasil a linha Nars Skin Ralph Lauren Primavera Verão 2023 A decoração do meu casamento inspirada na Costa Amalfitana Rose Inc chega ao Brasil Lady Dior: a história da bolsa mais icônica da Dior Tendências da Semana de Moda de Paris Verão 2023