poster da série peaky blinders com o rosto do ator Cillian Murphy
Filmes & Séries

Dica de série: Peaky Blinders

Eu só queria saber em que mundo tava vivendo que demorei tanto pra assistir Peaky Blinders! Sério! Que série é essa! É da BBC mas tá na Netflix e vou contar um pouquinho sobre ela.

A série se passa logo após a Primeira Guerra Mundial, nos primeiros anos da década de 1920. Tommy Shelby (interpretado por Cillian Murphy) é um ex-soldado que lutou na guerra pelo exército britânico ao lado de seus irmãos. Ele comanda a gangue Peaky Blinders que, entre outros crimes, possui uma casa de apostas que manipula corridas de cavalos. Eles dominam a cidade de Birmingham, mas Tommy quer expandir os negócios para outras áreas do país e esbarra em outros concorrentes poderosos.

Tommy Shelby
Tommy Shelby

Peaky Blinders era uma gangue real de Birmingham que surgiu por volta de 1890 e atuou até cerca de 1910, mas o nome se tornou uma referência às gagues da cidade. E o termo se refere às navalhas (tipo aquelas de gilete) que eles costuravam nas boinas e usavam como armas.

Já aviso que a série é bastante violenta, tem muito sangue e cenas fortes. Mas é maravilhosa! O roteiro é super bem escrito, tem reviravoltas e dá vontade de assistir tudo de uma vez só. Peaky Blinders é aquela série que você torce pelos bandidos sim! hahah E o legal é que não é só violência, também tem uma trama política, contexto histórico, e eles exploram bastante a questão dos traumas do pós-guerra nos homens que lutaram.

Personagens

O personagem principal é Thomas Shelby, chefe da gangue e o 2º de cinco irmãos de origem cigana. A tia Polly (Helen McCrory) é uma figura central, mulher forte e decidida, e braço direito de Tommy nos negócios. Os outros irmãos são Arthur (Paul Anderson), John (Joe Cole), Ada (Sophie Rundle) e Finn (Harry Kirton). A trama conta um pouco da história dos irmãos, mas o foco mesmo é no Tommy. Os personagens são complexos, e os atores são sensacionais!

Da esquerda pra direita: Esme, John, Ada, Finn, Tommy, Polly, Michael, Arthur e Linda

Apesar de ter homens como principais, a série tem várias mulheres fortes como Grace Burgess (Annabelle Wallis), Ada, Lizzie Stark (Natasha O’Keeffe). Durante a guerra foram as mulheres que tocaram as cidades, e na época da série o feminismo começou a aparecer.

O Figurino de Peaky Blinders

Quem me acompanha aqui sabe que eu amo reparar e falar sobre figurino! E é muito legal observar o figurino de Peaky Blinders conforme os anos vão se passando e eles vão ficando mais ricos e poderosos. O figurino masculino é muito particular e todos os Blinders se vestem do mesmo jeito para serem reconhecidos pela comunidade – até o corte de cabelo é igual. E nas temporadas alguma coisa sempre muda no figurino, indicando as mudanças também no contexto da época.

Figurino dos homens na primeira temporada

As roupas femininas também vão mudando, assim como a maquiagem. Achei legal que em uma temporada todas usam sombras pretas, tipo um lápis kajal esfumado. Vemos muitos vestidos típicos dos anos 20, com shape soltinho, outros mais elaborados e, conforme os anos vão passando, as mulheres vão ficando mais refinadas, usando mais joias e peles – que eram símbolos de status na época.

A maioria das roupas são desenhadas pela figurinista ou garimpadas em lojas vintage e adaptadas para os personagens. Li numa matéria que David Beckham criou uma linha de roupas inspirada na série em 2019, e que a procura por boinas aumentou incrivelmente logo após a série estrear. Todo mundo quer ser um Peaky Blinder! haha

A sexta temporada estreia em 2022 e eu mal posso esperar!

Imagens: Divulgação, IMDB.

Entenda a polêmica das campanhas da Balenciaga Coleção Holiday da MAC Cosmetics Produtos para sua maquiagem da Copa 2022 Prêt-à-porter, resort, cruise, haute couture: o que é cada coleção de moda Achados de Beleza na Black Friday 2022 Os ternos da Seleção Brasileira para a Copa 2022 Looks para a Copa 2022 Como camuflar olheiras escuras Inspirações de maquiagem para formatura Tendências de Moda Praia para 2023 Coleção MAC x Pantera Negra Ideias de maquiagem para a Copa 2022 Resenha: Loção Abeille Royale Guerlain Quiet Luxury: tudo o que você precisa saber sobre o tema Como usar colete de alfaiataria Resenha: Stick Tudo da Vic Beauté Le Smoking: a história do terno feminino Chega ao Brasil a linha Nars Skin Ralph Lauren Primavera Verão 2023 A decoração do meu casamento inspirada na Costa Amalfitana