imagem com os termos prêt-à-porter, resort, cruise, couture e modelos recortadas
Moda

Saiba o que é cada um dos tipos de coleções de moda

O que significam os termos Prêt-à-porter, Ready to wear, Alta Costura, Cruise e Resort nas coleções de moda? Todos os anos vemos as grandes marcas de moda lançarem suas peças para as diferentes estações do ano, e cada uma com um nome específico. Continue lendo que eu vou te explicar tudo sobre esses termos!

Coleções de moda Prêt-à-porter, ou ready to wear

Prêt-à-porter (em francês), ou ready to wear (em inglês) significa coleção “pronta para vestir”, e é aquela que vai estar nas lojas na próxima estação. Geralmente é apresentada pelas grandes marcas duas vezes por ano, nos meses de março e setembro.

São divididas em Primavera/Verão e Outono/Inverno, e as peças ficam disponíveis alguns meses depois. A coleção de Primavera/Verão é apresentada em março, e a de Outono/Inverno, em setembro.

Além disso, algumas marcas também apresentam a coleção Pre-Fall, que é desfilada antes do outono com peças para essa época mais fria.

Cruise ou Resort

As coleções de moda Resort ou Cruise são focadas nas férias, com tecidos leves e confortáveis, cores mais alegres, que lembram locais de férias como praia e campo. Além disso, elas são geralmente apresentadas na meia estação, por volta de abril e maio – antes do verão europeu, que acontece de julho a setembro.

Alta Costura ou Haute Couture

A Alta Costura é a moda exclusiva, em que a maison mostra todo o seu expertise na criação de peças incríveis. Todo ano a Federação da Alta Costura e da Moda (Fédération de la Haute Couture et de la Mode) revê as marcas que recebem o título pelo Ministério da Indústria na França.

Os desfiles acontecem duas vezes ao ano: em janeiro e julho, e para desfilar na semana de alta costura de Paris a marca segue uma série de critérios:

  • As peças precisam ser feitas manualmente, e serem únicas
  • As clientes precisam experimentar as peças pelo menos uma vez
  • A marca tem que ter um atelier em Paris, na região do Triangle d’Or, entre as ruas Avenue Montaigne, Avenue George V, e Avenue de Champs-Elysées, com lojas no térreo
  • O atelier deve empregar pelo menos 15 funcionários, e mais 20 técnicos
  • As maisons desfilam obrigatoriamente duas vezes ao ano, apresentando pelo menos 25 looks nas suas coleções
  • Elas também precisam ter pelo menos um perfume lançado

Ainda, na alta costura as roupas são feitas usando a técnica de moulage, que é aquele busto que vemos nas fotos e filmes de atelier de costura. É feita 100% à mão e utiliza tecidos e aviamentos especiais de alta qualidade.

Leia mais sobre a Alta Costura aqui.

Leia mais sobre Moda aqui.

Veja os web stories:

(Visited 114 times, 1 visits today)
A Coleção Verão 23 da Agilità O que é a estética Coastal Grandmother Pucci lança nova coleção no Brasil Novidades de beleza de julho Rare Beauty: quais produtos valem a pena
A Coleção Verão 23 da Agilità O que é a estética Coastal Grandmother Pucci lança nova coleção no Brasil Novidades de beleza de julho Rare Beauty: quais produtos valem a pena
A Coleção Verão 23 da Agilità O que é a estética Coastal Grandmother Pucci lança nova coleção no Brasil
A Coleção Verão 23 da Agilità O que é a estética Coastal Grandmother Pucci lança nova coleção no Brasil Novidades de beleza de julho Rare Beauty: quais produtos valem a pena Carolina Herrera Coleção Fall 22 Tendência: Bota Western Os Looks de Hailey Bieber O estilo de Eva Chen Novos produtos de maquiagem Estée Lauder no Brasil Resenha: Paleta 12 Shades Mariana Saad 10 looks estilosos sem salto 10 belezas de celebridades para você se inspirar Tipos de sombras e como usá-las As marcas de beleza no metaverso Giambattista Valli Alta Costura Outono 2022 A Alta Costura Glamurosa de Valentino Elie Saab Alta Costura Fall 2022 Coleção Pre-fall 2022 de Isabel Marant chega ao Brasil Os looks da Anitta