imagem com os termos prêt-à-porter, resort, cruise, couture e modelos recortadas
Moda

Saiba o que é cada um dos tipos de coleções de moda

O que significam os termos Prêt-à-porter (ou Ready to wear), Alta Costura, Cruise (ou Resort) nas coleções de moda? Todos os anos vemos as grandes marcas de moda lançarem suas peças para as diferentes estações do ano, e cada uma com um nome específico. Continue lendo que eu vou te explicar tudo sobre esses termos!

Coleções de moda Prêt-à-porter, ou ready to wear

Prêt-à-porter (em francês), ou ready to wear (em inglês) significa coleção “pronta para vestir”, e é aquela que vai estar nas lojas na próxima estação. Geralmente é apresentada pelas grandes marcas duas vezes por ano, nos meses de março e setembro.

São divididas em Primavera/Verão e Outono/Inverno, e as peças ficam disponíveis alguns meses depois. A coleção de Primavera/Verão é apresentada em março, e a de Outono/Inverno, em setembro.

Além disso, algumas marcas também apresentam a coleção Pre-Fall, que é desfilada antes do outono com peças para essa época mais fria.

Cruise ou Resort

As coleções de moda Resort ou Cruise são focadas nas férias, com tecidos leves e confortáveis, cores mais alegres, que lembram locais de férias como praia e campo. Além disso, elas são geralmente apresentadas na meia estação, por volta de abril e maio – antes do verão europeu, que acontece de julho a setembro.

Alta Costura ou Haute Couture

A Alta Costura é a moda exclusiva, em que a maison mostra todo o seu expertise na criação de peças incríveis. Todo ano a Federação da Alta Costura e da Moda (Fédération de la Haute Couture et de la Mode) revê as marcas que recebem o título pelo Ministério da Indústria na França.

Os desfiles acontecem duas vezes ao ano: em janeiro e julho, e para desfilar na semana de alta costura de Paris a marca segue uma série de critérios:

  • As peças precisam ser feitas manualmente, e serem únicas
  • As clientes precisam experimentar as peças pelo menos uma vez
  • A marca tem que ter um atelier em Paris, na região do Triangle d’Or, entre as ruas Avenue Montaigne, Avenue George V, e Avenue de Champs-Elysées, com lojas no térreo
  • O atelier deve empregar pelo menos 15 funcionários, e mais 20 técnicos
  • As maisons desfilam obrigatoriamente duas vezes ao ano, apresentando pelo menos 25 looks nas suas coleções
  • Elas também precisam ter pelo menos um perfume lançado

Ainda, na alta costura as roupas são feitas usando a técnica de moulage, que é aquele busto que vemos nas fotos e filmes de atelier de costura. É feita 100% à mão e utiliza tecidos e aviamentos especiais de alta qualidade.

Leia mais sobre a Alta Costura aqui.

Leia mais sobre Moda aqui.

Veja os web stories:

Entenda a polêmica das campanhas da Balenciaga Coleção Holiday da MAC Cosmetics Produtos para sua maquiagem da Copa 2022
Entenda a polêmica das campanhas da Balenciaga Coleção Holiday da MAC Cosmetics Produtos para sua maquiagem da Copa 2022 Prêt-à-porter, resort, cruise, haute couture: o que é cada coleção de moda Achados de Beleza na Black Friday 2022 Os ternos da Seleção Brasileira para a Copa 2022 Looks para a Copa 2022 Como camuflar olheiras escuras Inspirações de maquiagem para formatura Tendências de Moda Praia para 2023 Coleção MAC x Pantera Negra Ideias de maquiagem para a Copa 2022 Resenha: Loção Abeille Royale Guerlain Quiet Luxury: tudo o que você precisa saber sobre o tema Como usar colete de alfaiataria Resenha: Stick Tudo da Vic Beauté Le Smoking: a história do terno feminino Chega ao Brasil a linha Nars Skin Ralph Lauren Primavera Verão 2023 A decoração do meu casamento inspirada na Costa Amalfitana