Cultura,  Lifestyle

Exposição A Imagem Expandida de Sergi Cardenas, no Farol Santander São Paulo

Pela primeira vez o artista catalão desembarca na América Latina com suas obras

Começa hoje, dia 30/09/2022, a exposição A Imagem Expandida, de Sergi Cardenas, natural de Girona, na Espanha, no Farol Santander São Paulo. O artista é autodidata e traz 6 obras tridimensionais feitas com óleo sobre tela, que se modificam conforme o observador se movimenta.

Fui conferir a prévia da exposição e o trabalho dele é impressionante. Sergi propõe um olhar sobre a dualidade da vida ao pintar uma criança e sua avó, um homem e um esqueleto, e o envelhecimento de um jovem até sua fase madura. Acredito que a obra que fará mais sucesso entre o público é a que Marilyn Monroe se transforma em Albert Einstein, trazendo os conceitos de beleza e inteligência em figuras icônicas.

Para obter o efeito, Sergi pinta dos dois lados de ripas rígidas, de mesma espessura. Conforme nos movimentamos de um lado para o outro, uma imagem se transforma na outra. E se nos posicionamos de frente, aparece como se fosse uma terceira pintura. Essa escola artística, também conhecida como Cinetismo, é uma corrente do século XX que tem como característica principal a utilização de elementos visuais e técnicas destinadas a dar movimento à obra, ou, pelo menos, passar essa impressão.

Sobre Sergi Cardenas

Sergi Cadenas nasceu em Girona, em 1972. Sua família sempre esteve associada à arte, mas neste caso, a trabalhos com ferro. Cadenas é um artista vocacional cuja criatividade segue as suas próprias instalações autodidatas.

A experimentação proporcionou a ele uma linguagem visual própria. Em suas obras mais recentes, as pinturas a óleo tridimensionais variam de acordo com a perspectiva do espectador, introduzindo uma dimensão cinética e sugestiva de nossa visão da realidade.

Aos 16 anos, começou a trabalhar na oficina de seu pai, e cinco anos depois já a administrava. Seu desenvolvimento artístico sempre esteve ligado ao mundo artesão. Estudou design e ferragens artísticas no Gremi de Serrallers, em Barcelona, e mesmo sendo um pintor habilidoso, nunca estudou desenho – o que o faz autodidata.

Atualmente, ele é responsável pela Ferros d’Art Cadenas, a empresa familiar, que é conhecida em Girona e existe há quase dois séculos. Desde que os seus antecessores se mudaram para lá, na primeira metade do século XIX, a fundição tem sido uma parte essencial da história cultural e arquitetônica da cidade. O bisavô de Sergi, Nonito, colaborou com o arquiteto Rafael Masó, e seu trabalho em ferro forjado pode ser visto em várias construções suas.

Informações sobre a Exposição

Onde: Farol Santander São Paulo

Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)

Quando: 30/09/22 (sexta-feira) a 08/01/23 (domingo)

Site Farol Santander: farolsantander.com.br

Telefone Farol Santander: (11) 3553-5627

Funcionamento: terça-feira a domingo

Horários: 09h às 20h

Ingressos: R$ 30,00 (R$ 15, meia-entrada)

Compra online: https://www.farolsantander.com.br/#/sp (vendas também na bilheteria local)

Classificação: livre    

Me acompanhe no Instagram | Siga no Pinterest

Prêt-à-porter, resort, cruise, haute couture: o que é cada coleção de moda Achados de Beleza na Black Friday 2022 Os ternos da Seleção Brasileira para a Copa 2022 Looks para a Copa 2022 Como camuflar olheiras escuras
Prêt-à-porter, resort, cruise, haute couture: o que é cada coleção de moda Achados de Beleza na Black Friday 2022 Os ternos da Seleção Brasileira para a Copa 2022 Looks para a Copa 2022 Como camuflar olheiras escuras Inspirações de maquiagem para formatura Tendências de Moda Praia para 2023 Coleção MAC x Pantera Negra Ideias de maquiagem para a Copa 2022 Resenha: Loção Abeille Royale Guerlain Quiet Luxury: tudo o que você precisa saber sobre o tema Como usar colete de alfaiataria Resenha: Stick Tudo da Vic Beauté Le Smoking: a história do terno feminino Chega ao Brasil a linha Nars Skin Ralph Lauren Primavera Verão 2023 A decoração do meu casamento inspirada na Costa Amalfitana Rose Inc chega ao Brasil Lady Dior: a história da bolsa mais icônica da Dior Tendências da Semana de Moda de Paris Verão 2023