giambattista valli alta costura verão 23 1
Moda

Tudo sobre a semana de Alta Costura

Segunda-feira, 23 de janeiro, começou a semana de Alta Costura de Verão 2023, onde as grandes e mais luxuosas maisons de Moda apresentam suas coleções. Nesta temporada são 29 marcas se apresentando em Paris.

Como funciona a Alta Costura

Ao contrário do que muitos pensam, não é qualquer marca que apresenta uma coleção de Alta Costura nesta semana específica em Paris. A marca precisa cumprir uma série de requisitos como:

  • As peças precisam ser feitas manualmente, e serem únicas
  • As clientes precisam experimentar as peças pelo menos uma vez
  • A marca tem que ter um atelier em Paris, na região do Triangle d’Or, entre as ruas Avenue Montaigne, Avenue George V, e Avenue de Champs-Elysées, com lojas no térreo
  • O atelier deve empregar pelo menos 15 funcionários, e mais 20 técnicos
  • As maisons desfilam obrigatoriamente duas vezes ao ano, apresentando pelo menos 25 looks nas suas coleções
  • Elas também precisam ter pelo menos um perfume lançado

Existe um órgão francês regulatório da Alta Costura, a Federação da Alta Costura e da Moda (Fédération de la Haute Couture et de la Mode), que todo ano analisa as maisons participantes, e convida outras para se apresentarem.

Na Alta Costura as roupas são feitas usando a técnica de moulage, diretamente no busto que simula o corpo. Ah, e é feita 100% à mão e utiliza tecidos e aviamentos especiais de alta qualidade, por isso preços elevados.

Quem compra Alta Costura geralmente são colecionadores e clientes muito selecionados, além de artistas de renome mundial. As peças de passarela não necessariamente são feitas para se vestir, e atualmente possuem status de obras de arte.

O primeiro desfile desta temporada foi o de Schiaparelli e já causou polêmica ao trazer cabeças de animais (fake hiperrealistas) em 3 de suas peças. Assim como a Arte, a Alta Costura pode ser bela, pode provocar, instigar, fazer sonhar. Depende da interpretação de cada um, não é?

Geralmente o desfile é encerrado pelo look da noiva, e as marcas costumam convidar personalidades para desfilar. Nesta temporada, Giambattista Valli convidou a brasileira Marina Ruy Barbosa para ser a noiva. Demais!

giambattista valli alta costura verão 23 2 marina ruy barbosa noiva
Marina Ruy Barbosa como noiva no desfile couture de Giambattista Valli

Semana de Alta Costura Verão 2023

Datas: de 23 a 26 de janeiro de 2023 (segunda à quinta)

Como assistir aos desfiles: várias marcas estão transmitindo ao vivo nos seus canais do YouTube, ou deixam os desfiles disponíveis ou no YT, site e Instagram após a apresentação.

Os desfiles mais esperados são os de Valentino (25/01), Chanel (24/01), Christian Dior (23/01) e Schiaparelli (23/01).

No site da Federação de Alta Costura você consegue ver a programação completa.

Aqui no site a cobertura está sendo pelo formato Web Stories, fique de olho.

Acompanhe no Instagram | Leia mais sobre MODA | Leia mais sobre Alta Costura

Conteúdo Publicitário
Os looks de Margot Robbie na press tour do filme da Barbie A opulência de Elie Saab na Alta costura outono 2023 Fendi e as joias na Alta Costura outono 2023 Valentino Alta Costura outono 2023 Armani Privé e as rosas na Alta Costura de outono 2023