Beleza

5 dicas para manter o couro cabeludo saudável

Às vezes esquecemos que a beleza do cabelo está intimamente ligada à saúde do couro cabeludo. Pensando nisso, o Cosmetólogo e Educador da Keune Haircosmetics, Pedro Guimarães, lista 5 dicas imprescindíveis para manter a saúde do cabelo como um todo.

“O nosso couro cabeludo é, antes de tudo, pele. Desse modo, para ele cumprir sua função biológica básica de proteção de outros órgãos – neste caso cabeça, crânio e cérebro – ele precisa estar saudável. Além disso, é preciso lembrar que a nutrição dos nossos fios ocorre através da raiz. Quando se tem um couro saudável, temos a papila dérmica, as glândulas sebáceas sudoríparas, e todas as organelas que circundam o bulbo capilar funcionando de maneira correta – o que proporciona mais saúde aos fios. Só é possível ter cabelos bonitos, fortes e que crescem quando se tem um couro saudável”, reforça Pedro.

Confira abaixo as dicas do especialista:

1. Faça uma higiene adequada

O primeiro passo para manter a saúde da região não é apenas a limpeza, feita de maneira adequada. Por isso é importante a escolha correta dos produtos, principalmente do shampoo.

“Se a raiz estiver seca, recomendamos um shampoo mais hidratante, como a Linha Satin Oil. Já para raízes que apresentam alguma patologia, como caspa ou dermatite seborréica, são necessários produtos específicos para solucionar a determinada questão. Para isso, temos a Linha Derma, recomendada por dermatologistas e formulada para pele do couro cabeludo”, recomenda o especialista da Keune.

2. Não esqueça da proteção solar

Assim como a pele do rosto e do corpo, também precisamos proteger da radiação solar a pele que recobre a cabeça. A exposição excessiva ao sol causa ressecamento, coceira, irritação e até mesmo queda capilar.

De acordo com Guimarães: “Hoje encontramos muitos casos de problemas com queimaduras no couro cabeludo, além de diagnósticos de câncer de pele por conta da exposição solar, especialmente em pessoas que praticam esportes ao ar livre”. Por isso, quando for se expor ao sol aposte em bonés, chapéus e até mesmo produtos com proteção UV.

3. Durante o banho

Algumas das práticas do dia-a-dia podem ser adaptadas para evitar danos ao couro. Uma delas é evitar o uso de água muito quente durante o banho. “A água quente acaba tirando parte da camada lipídica, tanto do couro quanto do fio, provocando ressecamento. Isso causa dor, incômodo e coceira”, comenta Pedro Guimarães.

Além disso, ele aponta que um erro comum das pessoas é esfregar o couro com muita força, ou usando as unhas. “Se olharmos a pele desta região em um dermatoscópio, percebemos o quão frágil e poroso ele é. Então lavá-lo de maneira agressiva pode causar micro lesões, que são porta de entrada para bactérias e fungos que podem gerar doenças”, finaliza.

4. Dormir com o cabelo molhado? Jamais!

Um hábito comum que o especialista da Keune também aponta como prejudicial é dormir com os cabelos molhados, uma vez que a umidade estimula a proliferação de fungos e bactérias que podem causar disfunções capilares, como dermatites e inflamações. Além disso, a fricção do cabelo molhado com o travesseiro pode danificar a cutícula dos fios, deixando-os mais frágeis e propensos a quebrar, gerando o tão temido frizz. Sendo assim, certifique-se de que os fios estão completamente secos antes de se deitar. E caso opte por usar secador para acelerar o processo, não deixe de usar protetor térmico, como o Instant Blowout, que além de oferecer proteção térmica ainda otimiza o tempo de sacagem, sendo um produto muito prático para o dia a dia.

5. Estimule a renovação celular do couro cabeludo

Tendo um processo muito mais lento de renovação celular do que outras regiões do corpo, a pele do couro precisa de um empurrãozinho, que pode ser feito através de esfoliações e peelings adequados.

“O peeling glicólico é uma boa abordagem para estimular a renovação, principalmente para quem está com problemas de queda ou oleosidade excessiva. Para isso, os profissionais cabeleireiros parceiros da Keune oferecem o protocolo de Derma Peeling, uma esfoliação suave desenvolvida especificamente para o couro cabeludo”, diz Pedro.

SHOP KEUNE

Acompanhe no Instagram | Leia mais sobre BELEZA

Conteúdo Publicitário

Os looks de Margot Robbie na press tour do filme da Barbie A opulência de Elie Saab na Alta costura outono 2023 Fendi e as joias na Alta Costura outono 2023 Valentino Alta Costura outono 2023 Armani Privé e as rosas na Alta Costura de outono 2023