Moda

Na SPFW, FOZ apresenta nova coleção de inverno inspirada nos festejos juninos

A FOZ, marca fundada pelo estilista alagoano Antonio Castro, apresenta a versão de inverno da coleção O Arraial, com roupas e acessórios inspirados nos festejos juninos, presentes sobretudo no nordeste do país.  Feitas em parceria com artesãos de regiões distintas de Alagoas, as peças abrigam técnicas artesanais tradicionais do estado, dentre elas, o bordado redendê e a cestaria com a fibra de ouricuri.

“Nesta coleção, a inspiração vem dos fogos de artifício, da festa do milho, da abundância e colheita típica deste período, da chuva que chega com o inverno sertanejo e da mistura da festa católica com a quadrilha e o forró rala coxa, elementos que marcam essa dualidade cultural que forma a identidade brasileira”, revela Castro.

Antonio Castro, fundador e designer da FOZ

Parcerias na coleção

A coleção da FOZ aprofunda as relações da marca com outros criativos que ressaltam o feito à mão. Pela primeira vez, o Estúdio Leh, comandado pela designer paulistana Maria Helena Emediato, participa da criação de acessórios. São brincos e colares que misturam contas de cerâmica, esferas de madeira feitas em torno manual e cristais que representam a sabedoria dos santos ligados às festas juninas como São João, São Pedro e Santo Antônio. 

No vestuário, há novos desenvolvimentos com três grupos: o Art’Cétera, de Maceió, que contribui com as peças em fuxico e com os patchworks, o Mimos de Dona Peró, grupo de bordadeiras de Capela, no interior de Alagoas, e as Mulheres de Entremontes, grupo que trabalha com a marca desde sua fundação em 2020.

Outra parceria importante foi feita com o artesão Eduardo Faustino, nascido em Pernambuco e radicado em Maceió, que atua há mais de 50 anos no artesanato. Faustino é um dos discípulos de Francisco Brennand, um dos maiores nomes da arte popular brasileira, com quem teve a chance de trabalhar. Para a FOZ, ele desenhou e produziu em madeira as fivelas dos cintos fazendo referência aos cobogós, elementos vazados que estão entre as principais contribuições nordestinas às construções modernistas brasileiras.

Estreia da FOZ na SPFW

Mantendo o formato que começou a partir da pandemia, em 2020, os estreantes participam por meio de Fashion Films. Com direção de Paulo Accioly, para a produção do vídeo Castro buscou profissionais locais de Maceió, sendo a maior parte da equipe composta por amigos de infância. Confira:

Loja FOZ: Galeria Metrópole – Avenida São Luís, 187 – República. 2º Piso, Loja 15.

Acompanhe no Instagram

Leia mais sobre BELEZA

Leia mais sobre MODA

Inscreva-se na nossa newsletter

Conteúdo Publicitário

Os looks de Margot Robbie na press tour do filme da Barbie A opulência de Elie Saab na Alta costura outono 2023 Fendi e as joias na Alta Costura outono 2023 Valentino Alta Costura outono 2023 Armani Privé e as rosas na Alta Costura de outono 2023