Beleza

5 passos para aderir ao skincare minimalista

Lá em 2019 a rotina coreana de skincare começou a ganhar força por aqui com os seus trezentos mil passos. Pensa em como o mercado de cosméticos de tratamento não faturou? Inclusive, marcas nacionais começaram a trazer diversos tipos de produtos para o nosso cuidado diário, aumentando a oferta no mercado com preços mais bacanas do que as marcas gringas oferecem.

Aí veio a pandemia, mexeu 100% com o nosso dia a dia, e passando mais tempo em casa começamos a olhar mais para nós mesmas, para nossa saúde e nossa pele. Todos os dias víamos um tanto de gente na internet compartilhando suas rotinas né? Além do impulso das redes sociais, apareceu a maskne, acne na região do nariz e bochechas onde fica a máscara, e o tal do álcool gel que resseca até a nossa alma. Quem não gastou vários salários em produtos para cuidar da pele?? Eu gastei! E a consequência foi: o mercado de cuidados com a pele cresceu cerca de 22% em 2020 em comparação com 2019, indo na contramão da crise gerada pela pandemia.

Só que depois de um boom, sempre tem uma corrente de repensar os hábitos né? E aí percebemos que estamos gastando muito, usando muitos produtos e deixando outros de lado… até que apareceu o skincare minimalista. Além de economizarmos $$, esse hábito ainda ajuda o meio ambiente pois, ao consumimos menos produtos, as indústrias geram menos resíduos e nós geramos menos lixo. Eu mesma já diminuí bastante a quantidade de produtos que uso no dia a dia. De dia, por exemplo, só uso um hidratante com protetor solar e um creme para área dos olhos. 😉

Pois bem, fiz uma investigação por aí e reuni algumas dicas de como aderir ao minimalismo na rotina de cuidados com a pele!

1. Aposte em produtos multifuncionais

Creme hidratante com protetor solar, produto para área dos olhos que tenha várias funções são algumas ideias, protetor solar que hidrata (o da Bioré tem ácido hialurônico por exemplo). Produtos multifuncionais são a chave para uma rotina minimalista e prática, sem muitos passos.

2. Invista em bons produtos

Você não precisa gastar uma fortuna (alô Nivea!!), desde eles que funcionem para a sua pele! E use-os por mais tempo, só assim você vai conseguir ver os resultados. Não adianta querer usar o produto por 3 dias e esperar milagres (que também não acontecem). A única coisa que é mais imediata é a máscara facial – que a gente usa tipo 1x na semana.

3. Só compre produtos novos quando os seus acabarem

Essa dica eu mesma preciso colocar em prática. hahaha Toda vez que as marcas lançam um novo produto a gente já coça a mão pra comprar né! Mas e o que você ainda tá usando? Vai deixar de lado? Cosméticos têm prazo de validade hein! Fora que é ruim ficarmos cheias de sobrinhas de produtos, dá uma poluição visual na organização hahaha aloka.

4. Sempre limpe e hidrate sua pele

Dois passos importantíssimos da rotina de skincare, mesmo que você tenha pele oleosa. Limpeza e hidratação são essenciais! Independente dos outros produtos que você vai usar no seu skincare, se já mantém os passos da limpeza e hidratação sua pele vai ficar feliz.

5. Não se esqueça de consultar uma dermatologista

Ela vai saber exatamente o que a sua pele precisa, se vai precisar de algum ácido, algum produto específico para diminuir manchas, etc. Às vezes ela acha que a gente é milionária? Acha! Mas tudo pelo bem da nossa pele! E você pode perguntar se ela indica produtos similares mais em conta se quiser. 🙂

Vou deixar aqui embaixo algumas indicações de produtos que testei, gostei e tenho usado no meu skincare mais minimalista.

Prêt-à-porter, resort, cruise, haute couture: o que é cada coleção de moda Achados de Beleza na Black Friday 2022 Os ternos da Seleção Brasileira para a Copa 2022 Looks para a Copa 2022 Como camuflar olheiras escuras Inspirações de maquiagem para formatura Tendências de Moda Praia para 2023 Coleção MAC x Pantera Negra Ideias de maquiagem para a Copa 2022 Resenha: Loção Abeille Royale Guerlain Quiet Luxury: tudo o que você precisa saber sobre o tema Como usar colete de alfaiataria Resenha: Stick Tudo da Vic Beauté Le Smoking: a história do terno feminino Chega ao Brasil a linha Nars Skin Ralph Lauren Primavera Verão 2023 A decoração do meu casamento inspirada na Costa Amalfitana Rose Inc chega ao Brasil Lady Dior: a história da bolsa mais icônica da Dior Tendências da Semana de Moda de Paris Verão 2023