Moda

Como Combinar Cores no Look

Sempre fica aquela dúvida de como cominar as cores no look quando vamos nos arrumar pra qualquer coisa. Quem não está acostumado a usar muitas cores acaba combinando preto com outra cor né? Mas o preto é uma cor que não fica tão harmônica com todas as cores não viu? Por isso separei dicas simples e um pouco de teoria das cores pra ajudar!

Círculo cromático

Quem não fez um círculo cromático na aula de Artes na escola não teve infância! hahah Brincadeiras à parte, o círculo cromático nada mais é do que um círculo de cores que ajuda muito na hora de fazermos as combinações. Ele tem cores primárias (vermelho, azul e amarelo), secundárias (mistura das primárias: laranja, verde, roxo) e terciárias (primárias + secundárias).

As cores também podem ser frias (mais azul na composição), quentes (mais amarelo e vermelho) e neutras (sem predominância de tons frios ou quentes, como marrom, bege, cinza).

Círculo Cromático

Como Combinar Cores

Baseado no círculo cromático, temos alguns tipos de combinações de cores que ficam mais harmônicas:

Combinações de cores | Imagem tirada da Internet

Reparem que não tem nem preto e nem branco no círculo cromático! Preto é a ausência de cores e é uma cor fria e neutra. E branco é a junção de todas elas. Nem sempre eles vão combinar com as outras!

Tá, saquei o círculo, e agora?

Entendi tudo sobre a combinação de cores no círculo cromático, mas como pôr isso em prática? Vamos às próximas dicas!

Repare na intensidade da cor

Já vestiu um look com uma peça de cor mais acesa e outra peça bem opaca e achou esquisito? Às vezes fica mesmo! Cores pastéis ficam mais harmônicas com cores pastéis, as intensas com as intensas, as opacas com as opacas. Preste atenção na intensidade das cores que você vai combinar no seu look, vai te facilitar quando bate a dúvida! Obs: isso não é uma regra!! É mais pra ajudar quem não está muito acostumada a usar cores.

Observe a natureza

Sim! A natureza tem combinações de cores incríveis! Muito verde, com certeza, mas outras cores também. Repare nas flores e seus diversos tons, animais (existem peixes e passarinhos mega coloridos por aí), árvores e tudo ao seu redor. Usar cores também é um exercício do olhar.

Faça um “Sanduíche de cor”

Essa é uma dica da Lele Burnier, influenciadora que eu sigo e que combina cores muito bem! Um sanduíche seria usar uma cor na blusa, outra na parte de baixo, e complementar com a mesma do top nos pés. Fica super interessante! Olha:

E bora pra prática!

Como tudo na vida, a gente precisa treinar! Faça uma pastinha de referências no Pinterest ou Instagram, siga pessoas coloridas (recomendo a Lele Burnier, Blair Eadie, Cynthia Andrew, e as consultoras de imagem Débora Latgé e Gabriela Ganem). Ah, e experimente e fotografe os seus looks pra ver as combinações que mais gosta. 😀

Gostaram das dicas? Quero ver todo mundo colorido por aí!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.