Beleza

Perfumes: dicas e curiosidades

Já reparou como os cheiros marcam nossas vidas? O cheiro de sabonete Phebo preto te remete a alguma coisa? E o cheiro de terra molhada? Imediatamente te lembra algo ou alguém né? E os perfumes também. Eles são usados há milênios, e os primeiros registros de uso são do Egito Antigo.

Confesso que não sou uma pessoa muito de perfume, porque sou bem alérgica e cheiros muito fortes ou me dão dor de cabeça na hora ou me fazem espirrar loucamente. Se o perfume é mais forte então, ferrou. haha Mas não deixo de usar e gosto de ficar perfumada!

Forbidden Euphoria da Calvin Klein

A perfumaria é um assunto muito interessante e eu não sabia que tinha um universo tão detalhado! Como boa curiosa que sou, reuni nesse post algumas dicas sobre perfumes que aprendi com o especialista da Lancôme em um evento online do Boni Club e mais algumas que pesquisei pela internet afora:

De que é feito um perfume

Perfumes são misturas de óleos essenciais, álcool e água. Ao contrário do que muitos pensam, não tem um componente “fixador”!

Explicando da forma simplificada, cada aroma é denominado de “nota“. E eles são divididos em famílias olfativas, que são:

  • Florais: femininos, com aromas de flores como a rosa, jasmim, gardênia
  • Cítricas: vivas, leves, refrescantes, aromas de limão, bergamota, laranja, sálvia, menta
  • Orientais ou Ambaradas: remetem ao oriente, com aromas adocidados, especiarias indianas, canela, baunilha
  • Chipres: elegantes, contam com flores e notas amadeiradas
  • Amadeiradas: comuns na perfumaria masculina, madeiras como cedro e sândalo
  • Fougère ou Aromáticas: também comuns na perfumaria masculina, com notas frescas e limpas

Ingredientes curiosos

Um dos ingredientes mais curiosos que encontrei nas minhas pesquisas por aqui foi o âmbar-cinza (ou âmbar-gris), que é como se fosse a bola de pelos dos gatos, mas expelido por uma baleia cachalote. Imagina! Ele chega naturalmente às praias na forma de uma resina e é um dos ingredientes mais caros da perfumaria.

Eau de Parfum x Eau de Toilette

A diferença entre os Eau de Parfum (leia “ô de parfam”) e Eau de Toilette (“ô de toaléte”) é a concentração de óleos essenciais e o poder de fixação de cada um. O Eau de Parfum é mais forte e concentrado, por isso é geralmente mais caro e fixa por mais tempo!

Ainda tem as versões Parfum (versão mais concentrada e mais cara de todas), Eau de Cologne (menos que a Toilette) e Colônia (menos concentrada de todas). Qual é o seu favorito?

La Vie Est Belle da Lancôme e Chloé Eau de Parfum

Pele hidratada = pele perfumada

Quer fazer o seu perfume durar mais tempo? Aposte na hidratação! A pele hidratada ajuda na fixação das fragrâncias. Só tome cuidado pra não usar um hidratante super cheiroso e jogar o perfume por cima.

Devo te informar que há perfumes que possuem fixação maior que outros pela concentração e qualidade dos óleos essenciais, e também depende muito da pele (peles secas normalmente fazem durar menos).

Como e onde aplicar os perfumes

Aplique o perfume a mais ou menos 25 cm da área onde você quer aplicar pra que o álcool evapore e os óleos essenciais permaneçam.

Você pode aplicar o perfume em várias áreas do corpo: no centro do colo, na dobra dos joelhos (hmmm sexy), atrás da orelha, nos pulsos (os mais comuns). Atrás da orelha e nos punhos são áreas com maior circulação sanguínea, o que facilita as notas dos perfumes se espalharem no ambiente.

Se quiser aplicar no cabelo, aplique um pouco mais longe e “entre na nuvem” ou borrife na mão e encoste no cabelo.

Para os homens, as dicas são: aplique nos ombros e abaixo do maxilar.

Não faça isso com seu perfume

Quem não passa o perfume em um pulso e esfrega no outro? Assim que aprendemos né? Mas não pode gente! Essa fricção altera o aroma do perfume! Depois que aprendi isso fico me segurando pra não esfregar um pulso no outro hahaha E aposto que se você também não sabia disso, vai ficar.

Dicas extras

A Elle Brasil tem uma série de reportagens em seu site em parceria com O Boticário numa coluna chamada A Perfumista. Pra quem gosta do universo dos perfumes, as matérias são muito legais!

Pesquisando pra esse post, encontrei o site e instagram do Dênis Pagani, o 1 nariz. Ele é expert em perfumes e traz um conteúdo muito interessante sobre o assunto!

Meus perfumes favoritos

Separei alguns perfumes que eu gosto e uso! No momento tenho 3 e alguns minis:

  • CK In2U for Her da Calvin Klein: é um eau de toillete que uso no dia a dia, é mais jovem e levinho.
  • La Vie Est Belle L’Éclat da Lancôme: maravilhoso, meu favorito da vida. Notas de bergamota, flor de laranjeira e flores brancas.
  • Forbbiden Euphoria da Calvin Klein: é bem forte pra mim, então espirro de longe e entro na nuvem, e só uso em ocasiões especiais tipo festas. É um perfume bem noite.
  • Chloé Eau de Parfum: tenho um mini e tô doida pra comprar o tamanho normal porque ele é uma delícia, marcante e fresco ao mesmo tempo.

E vocês, gostam de perfumes? Quais são os seus favoritos?

*este post contém links de sites afiliados. Se você comprar a partir de um link meu, eu ganho uma pequena comissão. Obrigada! 🙂

(Visited 247 times, 1 visits today)
A Coleção Verão 23 da Agilità O que é a estética Coastal Grandmother Pucci lança nova coleção no Brasil Novidades de beleza de julho Rare Beauty: quais produtos valem a pena
A Coleção Verão 23 da Agilità O que é a estética Coastal Grandmother Pucci lança nova coleção no Brasil Novidades de beleza de julho Rare Beauty: quais produtos valem a pena
A Coleção Verão 23 da Agilità O que é a estética Coastal Grandmother Pucci lança nova coleção no Brasil Novidades de beleza de julho Rare Beauty: quais produtos valem a pena Carolina Herrera Coleção Fall 22 Tendência: Bota Western Os Looks de Hailey Bieber O estilo de Eva Chen Novos produtos de maquiagem Estée Lauder no Brasil Resenha: Paleta 12 Shades Mariana Saad 10 looks estilosos sem salto 10 belezas de celebridades para você se inspirar Tipos de sombras e como usá-las As marcas de beleza no metaverso Giambattista Valli Alta Costura Outono 2022 A Alta Costura Glamurosa de Valentino Elie Saab Alta Costura Fall 2022 Coleção Pre-fall 2022 de Isabel Marant chega ao Brasil Os looks da Anitta